No comunicado, a Senacon menciona as elevadas temperaturas na cidade do Rio de Janeiro durante o evento esportivo. O Rio registrou uma sensação térmica recorde de mais de 60ºC.
Além de solicitar informações sobre a permissão de ingresso com garrafas de água e se os torcedores estão sendo orientados sobre quais recipientes são permitidos nos estádios, a Senacon quer esclarecimentos sobre o horário do jogo de volta entre Nova Iguaçu e Vasco, que foi realizado às 16h, sendo que o primeiro jogo ocorreu às 18h30 e os confrontos entre Flamengo e Fluminense foram à noite.
Flamengo, Fluminense e Ferj têm um prazo de 48 horas para responder à Senacon. Procurados para comentar o caso, os envolvidos não se manifestaram. Caso haja pronunciamento, a informação será atualizada.
Morte decorrente do calor
É importante lembrar que em novembro de 2023, o Rio de Janeiro registrou uma morte devido às altas temperaturas, também causadas por um período de calor intenso.
Durante o primeiro show da cantora Taylor Swift no Brasil, realizado no estádio Nilton Santos, Ana Clara Benevides, de 23 anos, passou mal, recebeu atendimento, mas infelizmente faleceu após uma parada cardiorrespiratória. Naquele dia, a temperatura máxima na cidade do Rio atingiu 39,1°C, com uma sensação térmica de 59,3°C.
Em dezembro, a análise do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou que a estudante faleceu devido à exaustão térmica provocada pelo calor.
Fonte: CNN