Em 1980, Roberto Dinamite marca 5 gols contra o Corinthians em retorno ao Maracanã pelo Vasco após passagem pelo Barcelona

Em 1980, Roberto Dinamite marca cinco vezes em goleada sobre o Corinthians

Neste domingo, o Vasco da Gama vivenciará um momento histórico ao disputar sua primeira final após a perda de Roberto Dinamite, considerado o maior ídolo da história do clube. O confronto será contra o Corinthians, no icônico Maracanã, relembrando a emocionante relação entre Dinamite e a torcida vascaína em um reencontro que ecoa na memória dos torcedores há 45 anos.

Em 1980, Dinamite fez sua reestreia pelo Vasco após uma breve passagem pelo Barcelona, enfrentando o Corinthians no Maracanã, diante de um público impressionante de aproximadamente 107 mil espectadores. Naquela partida, o ídolo vascaíno marcou todos os cinco gols que garantiram a vitória do time por 5 a 2, transformando uma derrota parcial em uma goleada memorável.

Caçapava abriu o placar para os corinthianos, mas Dinamite não deixou que a festa fosse estragada, anotando quatro gols ainda no primeiro tempo. Sócrates diminuiu a diferença de pênalti, mas Dinamite fez o quinto gol no segundo tempo, consolidando uma das atuações mais memoráveis do Maracanã.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja abaixo a matéria do Esporte Espetacular que traz os relatos de Dinamite sobre a vitória sobre o Corinthians.

O “inacreditável Roberto” conta como foi Vasco 5 x 2 Corinthians de 1980

A volta triunfante ao Vasco

A reestreia de Roberto no Vasco mobilizou a torcida de forma extraordinária. A situação tornou-se ainda mais peculiar quando o Flamengo, seu maior rival, tentou contratá-lo, chegando a assinar um pré-contrato. Contudo, a intervenção de Eurico Miranda, que viajou a Barcelona, fez com que a negociação fosse revertida em favor do Vasco.

— Minha volta ao Vasco começou a partir do interesse do Flamengo. O Marcio Braga foi a Barcelona para me contratar. Em um primeiro momento, o Vasco não demonstrou interesse na volta, mas no Brasil começou uma pressão grande. Foi um fim de semana inteiro, todo mundo falando disso. E eu no meio da confusão. Com a pressão do torcedor, o Vasco mudou de ideia, me ligou, entrou em contato com o Barcelona e mandou o Eurico Miranda para Espanha. Eles conversaram e a decisão de voltar para o Vasco foi minha — recordou Roberto.

A volta de Roberto Dinamite ao Vasco — Foto: Capa do Jornal dos SportsA volta de Roberto Dinamite ao Vasco — Foto: Capa do Jornal dos Sports

Curiosamente, o Flamengo, que havia tentado a contratação de Dinamite, jogou uma preliminar contra o Bangu na noite do reencontro do ídolo com a torcida vascaína. Muitos rubro-negros ficaram para assistir ao espetáculo, que culminou em uma das atuações mais impressionantes da história do Maracanã.

Legado e homenagens

Roberto Dinamite foi presidente do Vasco durante seu último título nacional, a Copa do Brasil de 2011. Apesar de não ter conhecido a maioria dos jogadores do atual elenco, seu legado permanece forte no clube. Ele faleceu em janeiro de 2023, enquanto muitos dos atletas que estão na final da Copa do Brasil de 2025 foram contratados após sua morte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante sua presidência, Dinamite teve a oportunidade de conhecer Philippe Coutinho, que, embora tenha sido vendido pela gestão de Eurico Miranda, carrega a camisa 10 que Dinamite tantas vezes honrou. Em 2016, ele também teve um encontro marcante com Rayan, uma jovem promessa do clube, onde deixou conselhos valiosos sobre a trajetória no futebol.

— Vai aparecer um bando de gente, mas tenha como referência o seu pai e a sua mãe, que estão com você. Eles que gostam realmente de você. Se você for bem, o Vasco vai te chamar e fazer o melhor contrato. Se você for mal, vai fazer contrato nenhum. Pé no chão… até perguntei, tem 11 anos mesmo? Depende só de você. Tem uma trajetória longa aí. Abraço e sucesso para você. — Quero estar vivo quando você fizer gols pelo Vasco — completou Dinamite.

Roberto Dinamite com Rayan: “Quero estar vivo vendo você fazendo gols no Vasco”

No aniversário de 68 anos de Roberto, em 2022, ele celebrou com amigos e familiares em uma cerimônia na Sede Náutica da Lagoa, onde recebeu o título de sócio Benemérito do clube. Rayan, ainda da base, foi escolhido para entregar um pôster que exibia a frase “Dinamite O maior de todos”, destacando a história gloriosa do artilheiro vascaíno.

Rayan e Roberto Dinamite em 2022 — Foto: Daniel Ramalho/VascoRayan e Roberto Dinamite em 2022 — Foto: Daniel Ramalho/Vasco

As homenagens a Roberto Dinamite se perpetuam não apenas em vida, mas também após sua passagem. Um triunfo na Copa do Brasil, repetindo a conquista de 2011, diante do Corinthians, no Maracanã, com jovens talentos da base se destacando, seria uma forma sublime de honrar o maior ídolo da história do Vasco. A grande final está marcada para este domingo, às 18h (de Brasília).

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.