Com os resultados da 34ª rodada, o Vasco caiu para a 13ª posição na tabela e a sua distância para o Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento, agora é de apenas seis pontos. Esse cenário contrasta com a realidade da equipe sob o comando de Fernando Diniz há apenas 20 dias, quando o time sonhava com uma vaga na Libertadores e tinha uma vantagem de 12 pontos em relação ao Z-4.
Embora o risco de rebaixamento seja considerado quase nulo, com apenas 0,66% de chance de queda segundo levantamento do Gato Mestre, a queda no desempenho e as quatro derrotas consecutivas acendem um alerta no clube. O objetivo é garantir rapidamente o “número mágico” de 45 pontos, pontuação considerada segura para se manter na Série A.
Fernando Diniz, técnico do Vasco — Foto: Matheus Lima/Vasco
A preocupação aumenta principalmente pela acentuada queda de rendimento nas últimas três partidas, em que o time foi dominado e teve problemas na parte ofensiva. Nos três jogos, foram apenas seis finalizações a gol, resultando em apenas um gol marcado.
A próxima rodada traz mais um desafio complicado, já que o time enfrentará o Bahia, que é o atual sétimo colocado, na Arena Fonte Nova. O Vasco não consegue vencer o adversário como visitante há 13 anos e busca uma mudança no ânimo e na confiança para retomar os bons resultados. Com quatro derrotas consecutivas, o clube vive sua pior fase na atual edição do Campeonato Brasileiro.
Se o Vasco sofrer uma derrota em Salvador, o cenário mais preocupante poderia deixá-lo apenas três pontos acima da zona de rebaixamento ao final da 35ª rodada, especialmente se o Vitória vencer o Sport e o Santos derrotar o Internacional.
Após retornar de Porto Alegre, a equipe começará a se preparar para o duelo nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa. O elenco terá duas atividades antes de viajar para Salvador, onde enfrentará o Bahia no domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova.
Fernando Diniz enfrentará um desfalque importante, já que Coutinho, advertido com o terceiro cartão amarelo, terá que cumprir suspensão. Por outro lado, o time contará com os retornos dos convocados na Data Fifa: Andrés Gómez, Carlos Cuesta e Paulo Henrique estarão novamente à disposição.
Fonte: ge







