O zagueiro argentino foi substituído durante o confronto contra o Vasco, realizado em São Januário, após uma colisão com Mateus Carvalho aos nove minutos da partida. Kannemann caiu no gramado, recebeu atendimento médico, tentou retornar, porém demonstrou estar tonto e acabou sendo substituído por Gustavo Martins.
Inicialmente, a equipe técnica do Grêmio considerou a substituição como rotineira, porém posteriormente o departamento médico diagnosticou como um caso de concussão. Com isso, o clube gaúcho precisará elaborar um relatório a ser entregue à CBF, com detalhes dos sintomas e do tratamento realizado.
É permitida uma substituição por concussão por equipe, além das cinco trocas convencionais. Essa nova regulamentação é válida para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, seguindo diretrizes adotadas também nas eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina de 2026 e a Copa do Mundo Feminina de 2023.
O embate em São Januário também trouxe outra novidade no Brasileirão desta temporada. Agora, as decisões do VAR serão explicadas ao público pelo árbitro. Flavio Rodrigues de Souza utilizou essa ferramenta em duas ocasiões, anulando um pênalti assinalado para o Vasco por simulação e não marcando uma penalidade a favor do Grêmio após toque de braço de Lucas Piton dentro da área.
Fonte: ge