Ex-goleiro com passagens por clubes renomados como Santos, Athletico e Vasco, Roberto Costa lança sua biografia nesta sexta-feira na Arena da Baixada, Curitiba.
O livro, escrito pelo jornalista e autor Josias Lacour, possui 228 páginas que narram a trajetória do único goleiro brasileiro a conquistar duas vezes o troféu Bola de Ouro, oferecido pela revista Placar.
Atualmente com 70 anos, Roberto Costa é natural de Santos e foi revelado pelo Santos FC no início dos anos 1970. Durante sua juventude, teve a oportunidade de conviver com Pelé, uma experiência que ele relata em seu livro.
Após sua passagem pelo Criciúma em 1976, chegou ao Athletico dois anos depois, onde se tornou ídolo. Ele conquistou o bicampeonato paranaense em 1982 e 1983 e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1983, no qual o Furacão alcançou a semifinal, parando apenas no Flamengo, que viria a se consagrar campeão.
“Os melhores momentos da minha carreira, eu vivi na Baixada, no velho e lendário Estádio Joaquim Américo. Minha identificação com o Athletico é tamanha que, antes de jogar aqui, torcia para o Santos. Hoje, sou athleticano. Eu e minha família. Por isso, escolhi a arena do meu clube do coração para o lançamento do livro”, afirmou.
Em 1984, atuando pelo Vasco, o “Mão de Anjo”, como era conhecido, conquistou sua segunda Bola de Ouro, após brilhar na campanha do vice-campeonato brasileiro, título que foi perdido para o rival Fluminense.
Roberto Costa também teve a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira em um amistoso contra a Inglaterra, no Maracanã, em 1984.
✅ Clique aqui e siga o canal ge Athletico no WhatsApp ✅ Clique aqui e siga o canal do ge PR no WhatsApp
O ex-goleiro teve uma breve passagem pelo Coritiba em 1981 e jogou em clubes como Internacional, América-SP, Noroeste, Esportivo-MG, Flamengo de Varginha-MG, Taguatinga-DF e Caldense-MG.
Serviço
- O quê: Lançamento do livro “Roberto Costa – Biografia do Goleiro Mão de Anjo”
- Preço do exemplar: R$ 80,00
- Data: 10/10/2025 (sexta-feira)
- Horário: Das 18h às 21h
- Local: Arena da Baixada, entrada pela Rua Brasílio Itiberê, 3304
Fonte: ge