Faz 54 anos, Pelé marcava contra o Vasco seu gol um mil; veja detalhes da partida

Vasco da Gama e Santos, ex-time de Pelé, se enfrentaram no Maracanã em 19 de novembro de 1969 por torneio equivalente ao Brasileiro.

Mais de 64 mil torcedores estavam no Maracanã na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, dia em que o Vasco enfrentou o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro de hoje.

Nas laterais do campo, uma grande quantidade de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e “penetras”, todos ansiosos para testemunharem de perto o tão aguardado gol um mil de Pelé (1940-2022).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Vasco marcou primeiro com um gol do meio-atacante Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo.

O Santos empatou com um gol contra do zagueiro Renê, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo estava tenso, sempre que Pelé se aproximava da meta adversária com a bola havia a expectativa de gol, até o momento em que o Rei recebeu lançamento de Clodoaldo e dividiu com o zagueiro cruzmaltino Fernando. O árbitro, Manoel Amaro de Lima, já falecido, apontou pênalti imediatamente, sem hesitar, para desespero do goleiro argentino Andrada (1939-2019), também já falecido.

A confusão foi grande, com muita reclamação por parte dos jogadores vascaínos, mas alguns minutos depois Pelé tomou distância para a cobrança.

Foram cinco passos até que Pelé tocasse na bola, com o pé direito, no canto esquerdo de Andrada, que saltou bem mas não conseguiu defender. Enquanto Pelé corria para buscar a bola no fundo do gol, o goleiro esmurrava o chão, desesperado.

Geraldo Blota, o “GB”, foi o primeiro repórter a entrevistar Pelé, e aparece em diversas fotos feitas ao lado do gol vascaíno, como na imagem acima, de camisa branca e microfone em punho.

Reginaldo Leme, à época repórter do “Estadão”, no início de carreira, também estava presente, como você pode conferir na imagem abaixo.

Pelé beija a bola; Geraldo Blota foi o primeiro a chegar para entrevistar o Rei. À esquerda, junto à trave, o jovem Reginaldo Leme, então repórter do Estadão, de camisa branca. Foto: arquivo pessoal de Reginaldo Leme

O jogo foi interrompido devido à grande invasão no gramado. Pelé dedicou seu feito histórico para as crianças do Brasil. Placar final: Vasco 1 x 2 Santos.

Fonte: Coluna do Milton Neves – Uol


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.