FFERJ anunciará nesta semana o calendário dos jogos do Carioca 2025.

A FFERJ está prestes a divulgar o tão aguardado calendário dos jogos do Carioca 2025. Fique atento, pois as emoções do campeonato já têm data marcada para começar!

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) vai dividir as datas dos jogos do Campeonato Carioca nesta semana. No final de novembro, a entidade revelou a tabela das 11 rodadas da Taça Guanabara, porém sem os dias e horários definidos. O campeonato estadual está previsto para começar em 11 ou 12 de janeiro, um pouco mais cedo do que nos últimos anos devido ao calendário brasileiro.

Os quatro grandes clubes do Rio, que já organizaram as reapresentações dos seus elencos, deverão iniciar o torneio regional com equipes alternativas. Como mandante, o Flamengo irá duelar com o Boavista, na Arena Batistão, em Aracaju, Sergipe, na partida de abertura, enquanto o Vasco visitará o Nova Iguaçu, que foi vice-campeão. Botafogo e Fluminense terão como adversários Maricá e Sampaio Corrêa, respectivamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O sorteio das partidas ocorreu em 26 de novembro, durante um arbitral realizado em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital. Para evitar prejudicar o planejamento do início da temporada, a Ferj decidiu não incluir clássicos até a quinta rodada da Taça Guanabara. Portanto, apenas a partir da sexta rodada é que dois dos quatro principais postulantes ao título se encontram – Alvinegro e Tricolor deverão se enfrentar, possivelmente no Nilton Santos.

Formato de disputa

O regulamento do Campeonato Carioca segue sem alterações em relação às edições anteriores. A primeira fase será disputada em turno único com 11 rodadas, onde todos se enfrentam. O time que terminar na ponta da tabela será o campeão da Taça Guanabara.

Adicionalmente, o clube com a melhor campanha garante vaga nas semifinais do Estadual, assim como os times que terminarem em segundo, terceiro e quarto lugares. Os dois primeiros terão a vantagem do empate no placar agregado durante os jogos de ida e volta do mata-mata, visando a final.

Em contrapartida, as equipes que ficarem na quinta, sexta, sétima e oitava posições se classificam para a Taça Rio, seguindo o mesmo formato das semifinais. O campeão dessa taça garante uma vaga na Copa do Brasil de 2026, uma decisão da CBF que faz com que os campeonatos estaduais definam os classificados para o torneio.

Fonte: Super Rádio Tupi


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.