A poucos dias do clássico entre Fluminense e Vasco, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, os bastidores estão agitados devido à divisão da torcida. Como é praxe desde 2017 no Brasileirão, o time mandante, no caso o Tricolor, terá direito a 90% dos ingressos disponíveis.
No decorrer da semana passada, o Fluminense entrou em contato com o Vasco e sugeriu que os embates entre as equipes no Brasileirão fossem realizados com divisão igualitária dos ingressos – 50/50. A única exigência feita pelo clube tricolor era que sua torcida ocupasse o Setor Sul, o que gerou discordância.
Por ser o responsável pelo Maracanã, o Flu entende possuir o direito sobre o setor, o qual é frequentado por sua torcida desde 2013, quando passou a gerir o estádio. Já o Vasco alega que é uma tradição a sua torcida se alojar no lado direito.
O Vasco, por sua vez, não pretende abrir mão do Setor Sul. Indivíduos ligados ao clube consideraram a proposta da SAF como equilibrada e em oposição ao cenário de confronto dos anos anteriores.
Inicialmente, o Vasco ponderou a proposta do Fluminense, porém, após análise, concluiu ser justo que cada equipe ocupasse o lado Sul em seus respectivos mandos de jogo. O Tricolor recusou a divisão e o acordo não será concretizado.
Na final da Libertadores de 2023, a princípio a Conmebol atribuiu o Setor Sul ao Boca Juniors, entretanto o Fluminense entrou em acordo com a equipe argentina para a troca. Além de ser o lado onde sua torcida se posiciona, o clube entendeu ser uma questão de segurança.
O Fluminense já comunicou ao Vasco que ocupará o Setor Sul no jogo de volta entre as equipes, caso ocorra no Maracanã. Os vascaínos serão maioria no estádio.
A probabilidade é que o Vasco solicite ao consórcio a realização do jogo de volta contra o Flu no Maracanã. Um parecer da Polícia Militar proíbe, desde o ano passado, que clássicos regionais sejam disputados em São Januário – devido à final da Libertadores no Maracanã em 2023, o clube obteve autorização excepcional para enfrentar o Botafogo em seu estádio.
Fluminense e Vasco se enfrentam no sábado, às 16h, no Maracanã. A partida, válida pela terceira rodada do Brasileirão, terá transmissão do Premiere.
Fonte: ge