Nos dias 15 e 16 de novembro, a Associação Desportiva Matias Barbosa (ADMB), localizada na cidade homônima, sediou o 39º Campeonato Brasileiro Individual da Regra Bola 3 Toques. Este evento se destacou como um verdadeiro sucesso, evidenciando a força da “Regra Carioca”.
Um total de oitenta jogadores de várias partes do Brasil se uniu para essa celebração esportiva, demonstrando a dedicação da atual direção da CBFM, sob a liderança do diretor Leco, e o excepcional apoio dos amigos de Matias Barbosa. O aumento constante de participantes confirma que a Regra 3 Toques, reconhecida por muitos como a que mais se assemelha ao futebol, está ganhando cada vez mais popularidade.
Imagem: Diretoria 3 Toques CBFM
A festa teve um tom rubro-negro na Zona da Mata mineira! Após dois dias de uma competição acirrada, o botonista Igor Gomes, do Clube de Regatas do Flamengo, conquistou o título de Campeão Brasileiro da Regra 3 Toques, um feito inédito para ele. Desde a infância, Igor pratica a regra ao lado de seu pai, Marcos Damazio, um experiente jogador e ex-dirigente da CBFM. A vitória gerou celebrações tanto na Gávea quanto em Teresópolis, onde Igor e Damazio residem.
Todos os jogos foram realizados com cordialidade, sem discussões. A organização impecável, mesas de alta qualidade, amplo espaço físico e excelente infraestrutura de alimentação foram marcos do campeonato. A competição foi perfeita em todos os aspectos.
Na fase inicial, os 80 botonistas foram divididos em 16 grupos de 5. Os dois melhores de cada grupo avançaram para a Série Ouro, enquanto os colocados em terceiro e quarto foram para a Série Prata, e os últimos formaram a Série Bronze. Ao final do primeiro dia, 32 competidores ainda estavam na disputa pelo título, e as fases seguintes foram eliminatórias, com vantagem para os melhores colocados.
Após as fases de 16 avos e oitavas de final, oito atletas avançaram para as Quartas de Final, resultando nos seguintes confrontos:
Leonardo Stumpf (Tupi) 1 x 1 Léo Guimarães (ADMB)
Igor Gomes (CRF) 2 x 0 Chicão (ADMB)
Antônio Carlos (AABB-DF) 4 x 0 André Brandão (AABB-DF)
Alcides (AABB-DF) 1 x 0 Emerson (América-SP)
As semifinais mostraram um duelo entre Minas Gerais e Rio de Janeiro de um lado, e dois atletas do mesmo clube do outro. Os resultados foram:
Leonardo Stumpf 0 x 1 Igor Gomes
Antônio Carlos 0 x 0 Alcides
Na grande final, em uma partida tática e estudada, Igor Gomes e Antônio Carlos empataram sem gols, garantindo assim o título ao atleta do Flamengo. A emoção tomou conta da sala da ADMB, especialmente para Marcos Damazio, que não conseguia conter as lágrimas de felicidade pela conquista de seu filho.
Imagem: Diretoria 3 Toques CBFM
Na Série Prata, duas grandes lendas da Regra 3 Toques competiram na final, onde Altanir Júnior, conhecido como Juninho, do Vasco da Gama, saiu vitorioso após um empate contra Vander Felipe, do Grêmio Mineiro/AABB-MG.
Imagem: Diretoria 3 Toques CBFM
Na Série Bronze, Felipe Marcelo, filho do botonista Marcelo Vasques, da ACAFUMA-DF, foi o competidor mais jovem e conquistou o primeiro lugar após uma emocionante semifinal contra José Pires e uma vitória sobre Romualdo Piccininni, da ADMB, terminando a final com 1 a 0.
Imagem: Diretoria 3 Toques CBFM
Com a conquista, Igor Gomes se torna o sétimo botonista carioca a vencer um Campeonato Brasileiro da Regra 3 Toques, entrando para a lista que inclui nomes como Hélio Nogueira, João Paulo Mury, e Édson Meinel, entre outros.
Confira a lista completa de campeões brasileiros individuais da regra 3 Toques.
Campanha do campeão Igor Gomes:
Igor 4 x 1 Wendel (Liberdade/MG)
Igor 1 x 0 Leco (Capivaras/MG)
Igor 1 x 1 Magno (ACAFUMA/DF)
Igor 3 x 1 Hélio Sampaio (GM-AABB/MG)
Igor 2 x 0 Marcelo Bozó (ADMB/MG)
Igor 1 x 1 Marcelo Silva (AABB/MG)
Igor 2 x 0 Chicão (ADMB/MG)
Igor 1 x 0 Leonardo Stumpf (Tupi/MG)
Igor 0 x 0 Antônio Carlos (AABB/DF)
Parabéns ao Igor, ao Antônio Carlos, e a todos os participantes que tornaram o Brasileiro uma experiência inesquecível. Agradecimentos especiais à Direção da CBFM, representada por Leco, Marcelo Virgílio e Márcio, assim como aos amigos de Matias Barbosa pela organização impecável e acolhimento aos competidores.
Consulte todos os resultados pelo aplicativo Copa Fácil neste link: https://www.copafacil.com/-raaoso
Fonte: Fefumerj



