O total já equivale às bolas na rede e passes para gol feitos pelo chileno na Europa. Transferido do Vélez Sarsfield para o Genoa em setembro de 2021, Galdames permaneceu no futebol italiano até o início deste mês de fevereiro. Foram 41 jogos – entre sua passagem pelo Genoa e Cremonese -, um gol e duas assistências.
E sim, Galdames está no Vasco há apenas 24 dias. O jogador chileno parece estar em casa há mais tempo. Ele mesmo brincou nas redes sociais sobre o quão rapidamente se adaptou.
A última participação em gol pelo Vasco ocorreu no confronto contra o Marcílio Dias. Com o placar em 2 a 1 para a equipe de Ramón Díaz e o time catarinense pressionando, Galdames fez um belo passe para David marcar o terceiro gol e garantir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
Além do gol marcado contra o Botafogo, em assistência de Payet, a outra assistência de Galdames foi logo na estreia, contra o Audax, também para David marcar. Desde sua chegada ao Vasco, o chileno foi titular no primeiro jogo em que foi relacionado e não saiu mais do time titular.
Volante ou meia?
A excelente fase do volante Galdames na criação das jogadas tem chamado a atenção dos torcedores. Muitos questionam se o jogador seria, na verdade, um meia. O chileno tem jogado na maioria das vezes ao lado de Zé Gabriel, mas, por características, avança mais pelo campo.
A análise dos mapas de calor de Galdames no Genoa, na temporada 2022/23, e no Vasco no Campeonato Carioca, mostra que o chileno tem atuado de forma mais ofensiva.
Confira a comparação
Comparação do mapa de calor de Galdames no Genoa, em 22/23, e no Vasco
O nome do volante, que teve poucas oportunidades no Genoa durante os três anos na Itália, foi sugerido ao Vasco pelo scout da 777 no ano passado. O grupo esportivo acreditava que Galdames se encaixaria bem no clube carioca, porém, naquela época, não houve interesse.
Em 2024, com os desfalques de Paulinho e Jair, a 777 voltou a recomendar Galdames ao Vasco. Alexandre Mattos buscou mais informações sobre o volante e ficou satisfeito com o que viu. A negociação foi conduzida diretamente pelo diretor de futebol com o jogador, que ainda tinha seis meses de contrato com o Genoa.
Sem se firmar na Europa, o chileno de 27 anos viu com bons olhos a transferência e tudo parece ter dado certo. Aprovado e apoiado pelo compatriota Medel, além de elogiado por Ramón Díaz, Galdames se sente em casa no Vasco. Contra a Portuguesa, no domingo, às 18h30, ele terá sua primeira partida em São Januário.
Fonte: ge