Quem acompanhou a base do Vasco nos últimos anos criou grandes expectativas com uma dupla de atacantes: um centroavante de 1,90m, técnico e habilidoso, e um atacante ágil, explosivo e com excelente finalização. O triunfo de virada contra o Vitória por 4 a 3, neste domingo, em São Januário, marcou o início da parceria profissional entre GB e Rayan, que já vem de anos de trabalho conjunto.
Embora já tenham jogado juntos anteriormente, nunca haviam sido tão decisivos para o Vasco quanto na vitória deste domingo. Dos quatro gols da equipe, três foram anotados pela icônica dupla que teve sucesso nas categorias de base.
Ambos fazem parte de uma das gerações mais vitoriosas da base do Vasco, com duas conquistas do Campeonato Carioca Sub-17 (2021 e 2022) e um título do Carioca Sub-20 em 2024. Rayan chegou ao Vasco com seis anos, enquanto GB ingressou na base aos nove.
Em 2022, GB teve um desempenho impressionante, marcando 22 gols em 34 jogos pelo Sub-17, enquanto Rayan superou suas expectativas ao anotar 29 gols no mesmo número de partidas.
Rayan foi fundamental na recuperação do Vasco na partida, anotando o gol do empate e outro que virou o jogo em 3 a 2. Após um gol sofrido, GB entrou em campo e fechou a conta com um gol de cabeça nos acréscimos, garantindo os três pontos para a equipe de Diniz.
Enquanto Rayan já é titular desde o início da temporada, GB ainda busca seu espaço no time. Devido a lesões nos últimos dois anos, o atacante está recuperado e começando a mostrar o futebol que o consagrou como uma das promessas do Vasco.
Em fevereiro, GB embarcou para a Turquia a fim de assinar com o Fenerbahçe. No entanto, exames médicos revelaram uma provável lesão no joelho, e o clube decidiu não realizar cirurgia, optando por um tratamento conservador.
Após retornar ao Brasil, GB treinou isoladamente e voltou à base para ganhar ritmo de jogo. O técnico Diniz o observou de perto e, neste domingo, o atacante aproveitou a oportunidade e recebeu louvor do treinador.
— Sempre confiei na base e em jogadores como ele. O jogo era para o GB, que é excelente no cabeceio. Temos que ter paciência com ele, pois tem um grande futuro pela frente.
Após a vitória, GB compartilhou sua gratidão pela chance recebida:
— O professor sempre apoia os jogadores da base e, por isso, estou aqui para trabalhar junto com ele até o final — comentou GB.
Rayan, por sua vez, vive um ótimo momento no clube, com 14 gols na temporada, liderando entre os sub-20 no futebol brasileiro, e já é considerado uma peça chave. Ele falou sobre a confiança que Diniz depositou nele para assumir a cobrança de pênalti.
— Falei com o Coutinho, que é o batedor oficial, mas estava confiante e ele confiou em mim. Na hora da cobrança, Diniz perguntou se eu estava seguro, e eu disse que sim — explicou Rayan.
Diniz também trabalhou com outros jovens talentos, como Luiz Gustavo, que mais tarde foi vendido por uma quantia significativa. Agora, GB se apresenta como mais uma promessa da base que deseja conquistar seu espaço sob a orientação do técnico.
Fonte: ge