O time do Rio Branco-ES conquistou sua primeira vitória na Copa Espírito Santo. Em um jogo emocionante contra o Real Noroeste, o Brancão reverteu o placar e venceu por 3 a 2 (assista). Com os três pontos garantidos, o goleiro formado no Vasco, João Pedro, mostrou mais uma vez ser o seguro-mor da equipe após a saída de Neguete.
Destaque do Rio Branco-ES nas últimas duas rodadas, João Pedro deu início à carreira no Vasco da Gama. Criado em São Januário, o arqueiro sempre se destacou na base, porém não teve a chance de defender a meta cruzmaltina devido à presença de Martín Silva, goleiro que disputou duas Copas do Mundo pela seleção uruguaia e conquistou a admiração da torcida vascaína.
– Na época, o titular era o Martín Silva, ídolo do Vasco, então, infelizmente, eu não consegui ter a oportunidade de atuar no time principal. Mas mantive meu empenho e agradeço pela chance de jogar no Rio Branco – relata João Pedro.
Além do Vasco, João Pedro também teve oportunidades em outros clubes de expressão no Brasil, como Vitória-BA e Fortaleza. Pelo Rubro-Negro baiano, o jovem goleiro defendeu as cores em quatro partidas pelo Campeonato Baiano. Já no Tricolor cearense, não chegou a entrar em campo. Em 2024, logo no início do Campeonato Capixaba, o Rio Branco-ES contratou o jogador, que já havia enfrentado o time capixaba na Copinha 2017.
Da inatividade às grandes performances
Em 2022, João Pedro defendeu o Bonsucesso, participando de dez partidas pela quarta divisão do Rio de Janeiro. Após essa passagem pelo rubro-anil, o goleiro ficou um ano afastado dos gramados. Após essa pausa no futebol, ele recebeu uma nova oportunidade para se destacar na carreira: vestir a camisa do Rio Branco-ES.
E, logo na primeira chance, após a saída de Neguete, ele correspondeu. Fez seis defesas em chutes a gol, ajudando a manter a invencibilidade em 2024 diante do Real Noroeste. Após o empate em 1 a 1, a torcida alvinegra elogiou o goleiro pela excelente atuação.
– Foi gratificante receber o apoio da torcida do Rio Branco após o jogo, pois eles sempre apoiam muito toda a equipe. Cheguei em janeiro ao clube e venho trabalhando duro, dia após dia, aguardando a oportunidade, que finalmente chegou – destaca João Pedro.
Dezoito dias depois do clássico Preto-Grená, o Brancão voltou a campo para enfrentar o Real Noroeste, fora de casa, em Barra de São Francisco. Buscando a primeira vitória na competição, a equipe visitante virou o placar e contou com mais uma atuação heroica de João Pedro, que novamente brilhou com seis importantes defesas durante a partida.
Em 2024, o Rio Branco-ES busca seu segundo título da Copa Espírito Santo. O primeiro e único foi em 2016, quando derrotou o Espírito Santo FC na final. Vice-campeão nas duas últimas edições, o Brancão também detém o recorde de finais no torneio regional, com seis participações.
O Rio Branco-ES na Copa Espírito Santo
O Rio Branco-ES entra em campo pela quarta rodada da Copa Espírito Santo 2024, neste sábado, às 15h. O Capa-Preta encara o Porto Vitória no Kleber Andrade, em um jogo que pode definir a liderança da competição, já que os alvinegros estão a dois pontos dos auriverdes.
Fonte: ge