Revelado pelo Vasco, o ex-goleiro Helton enfrenta acusações de violência doméstica em Portugal, onde reside atualmente. O Ministério Público local aceitou as denúncias e o veterano deverá responder criminalmente no Departamento de Investigação e Ação Penal (Diap), na cidade do Porto. A informação foi divulgada pelo jornal português ‘Público’.
Caso seja condenado por “maus-tratos simples”, o ídolo do Porto pode enfrentar uma pena de até três anos de prisão. Isso se dá pelo fato de que, na legislação portuguesa, não existe uma lei equivalente à brasileira Maria da Penha. Entretanto, se a gravidade da agressão à integridade física da vítima for comprovada, a pena pode variar de dois a oito anos.
As denúncias foram feitas por uma mulher com quem Helton teve um relacionamento extraconjugal durante o período de dez anos em que esteve casado. O Ministério Público ouviu a suposta vítima, testemunhas e o próprio acusado, que também passou por busca e apreensão. A expectativa é que o processo inicie oficialmente em julgamento a partir do mês de setembro.
Helton começou sua carreira profissional no Vasco em 1998 e rapidamente se destacou no cenário do futebol brasileiro. Com o clube carioca, conquistou a Libertadores em 1998 e o Campeonato Brasileiro em 2000. Em 2002, transferiu-se para o União de Leiria, em Portugal, onde chamou a atenção do Porto, que o contratou.
No Porto, Helton viveu a fase mais gloriosa de sua carreira como jogador, conquistando sete títulos do Campeonato Português, quatro Taças de Portugal e uma Liga Europa, cimentando seu status como ídolo do clube. Ele anunciou sua aposentadoria em 2016.
Helton se aposentou do futebol em 2016 Divulgação / FC Porto
Fonte: O Dia