International Board altera regra para coibir ‘cera’ de goleiros que seguram a bola na área; veja as modificações

Chega de enrolação no futebol! Após uma série de avaliações, a Federação Internacional de Futebol (IFAB) deu o aval para uma alteração na Lei 12.2, que aborda o tiro livre indireto. Agora, se um goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, o juiz terá que conceder um escanteio à equipe adversária.

A regra atual estipula que quando o goleiro leva muito tempo para reiniciar o jogo, um tiro livre indireto é marcado (que não pode ser cobrado diretamente ao gol), mas essa infração raramente é aplicada pelos árbitros. Com essa atualização, a FIFA visa tornar mais difícil para os goleiros enrolarem nos jogos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova norma está aprovada e será colocada em prática a partir do Mundial de Clubes de 2025, quando será testada pela primeira vez. A competição tem início no dia 15 de junho. Essa decisão foi tomada durante a 139ª Assembleia Geral Anual do IFAB, organizada pela Associação de Futebol da Irlanda do Norte.

Testes foram realizados na categoria sub-21 da Premier League e também em Malta. No país mediterrâneo, os goleiros seguraram a bola 796 vezes, sem nunca ultrapassar os oito segundos.

Quatro times brasileiros estarão no Mundial de Clubes, que ocorrerá nos Estados Unidos: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.