Jair ficou em 2º lugar no ranking de jogadores do Brasileiro que mais desfalcaram suas equipes por conta de lesões, revela pesquisa.

Jogador do Vasco em ação durante partida. Volante Jair em ação pelo Vasco – Foto: Matheus Lima/Vasco

Jair, jogador do Vasco, ocupa a segunda posição na lista dos atletas da Série A do Campeonato Brasileiro que mais perderam jogos devido a lesões. De acordo com uma análise, ele só é superado por Robert Arboleda, do São Paulo.

Desde 31 de agosto, Jair não entra em campo em razão de um rompimento parcial do ligamento cruzado anterior (LCA) e do ligamento colateral medial, além de lesões nos meniscos e na cartilagem.

Uma pesquisa elaborada pelo Bolavip Brasil revela que Jair ficou fora de 29,7% das partidas, incapaz de ao menos estar no banco de reservas. Esse cálculo considera os últimos seis anos, sendo que parte desse tempo foi dedicado ao Atlético.

Arboleda implica um impacto ainda maior, permanecendo em 33,7% das partidas do São Paulo indisponível desde 2020, seja por lesões ou necessidade de melhorar a condição física. Outros jogadores notáveis na lista incluem Alisson (São Paulo e Grêmio), Bruno Henrique (Flamengo) e Saravia (Botafogo, Internacional e Atlético), que também figuram entre os cinco primeiros.

A pesquisa abrangeu 82 jogadores de linha que participaram de, pelo menos, uma partida nas últimas seis edições do Brasileirão (2020 a 2025). A análise foi realizada com o suporte da ferramenta estatística Opta e, em uma etapa adicional, foram cruzados dados do Transfermarkt para identificar ausências por lesões ou problemas físicos.

O percentual de jogos perdidos por cada atleta, em decorrência de indisponibilidade médica ou física, foi calculado com base no total de partidas disputadas por suas respectivas equipes no período analisado.

1 – Arboleda (São Paulo): 33,7% das partidas
2 – Jair (Atlético/Vasco): 29,7% das partidas
3 – Alisson (Grêmio/São Paulo): 27,6% das partidas
4 – Bruno Henrique (Flamengo): 27,5% das partidas
5 – Saravia (Internacional/Botafogo/Atlético): 27% das partidas
6 – Pedro (Flamengo): 26% das partidas
7 – Lucas Evangelista (RB Bragantino/Palmeiras): 25,6% das partidas
8 – Keno (Atlético/Fluminense): 25,3% das partidas
9 – Igor Rabello (Atlético/Fluminense): 25,3% das partidas
10 – Guilherme Arana (Atlético): 25,1% das partidas

Fonte: Itatiaia