Considerado uma promessa do Vasco, JP, cujo valor de rescisão contratual ultrapassa os R$ 300 milhões, está em busca de espaço no time principal.
João Pedro Murilo, conhecido como JP, foi convocado pelo treinador Ramon Menezes para participar de uma série de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20, realizados na Granja Comary.
O jogador esteve em Teresópolis desde o início da semana passada. Sem amistosos agendados, a equipe nacional permaneceu em preparação para o Sul-Americano, que será realizado em janeiro de 2025, no Peru. Tal competição garantirá quatro vagas para a Copa do Mundo da categoria.
Essa foi a segunda vez que JP esteve com a seleção sub-20. Em 2023, ele já havia sido convocado por Ramon Menezes para uma série de treinamentos antes da Copa do Mundo da categoria, realizada no Uruguai. Embora não tenha sido convocado para o Mundial, participou dos treinos na Granja Comary antes da delegação viajar para o país vizinho.
JP em busca de oportunidades no time principal do Vasco
Ao retornar ao Vasco, JP continuará lutando por uma chance no time principal. Desde o início da temporada, ele está integrado ao elenco principal, mas chegou a jogar algumas partidas com a equipe sub-20 entre março e abril.
O volante fez sua estreia, até o momento única, como profissional no jogo contra o Grêmio, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Foram 16 minutos em campo, nos quais realizou dois desarmes e acertou 12 dos 13 passes realizados. Após a partida, o então técnico Ramón Díaz elogiou o jovem.
– É um jovem jogador com muito potencial. Ele precisa continuar a melhorar taticamente e fisicamente. Temos a obrigação de trabalhar com nossa juventude e continuar proporcionando oportunidades a eles – afirmou Ramón Díaz.
JP seguiu sendo convocado por Ramón Díaz, mas não teve mais oportunidades de jogar com o argentino. Posteriormente, com o interino Rafael Paiva, o jovem chegou a ficar fora do banco em algumas partidas, mas voltou a ser convocado por Álvaro Pacheco na última semana, na derrota para o Flamengo no Maracanã. Agora, com a experiência adquirida em mais um período com a seleção sub-20, JP continuará buscando seu espaço no Vasco.

Destaques no sub-17 e cláusula contratual milionária
Natural de Goiânia, JP iniciou sua trajetória no Goiás, clube no qual atuou até os 13 anos. Transferiu-se para o Vasco em 2019 e teve destaque em 2022 pela equipe sub-17. Naquela temporada, marcou seis gols e concedeu 11 assistências em 40 jogos. JP contribuiu para as conquistas do Vasco no Campeonato Carioca, na Recopa Carioca e na Copa Rio, além de ter sido vice-campeão da Copa do Brasil.
Na última temporada, JP também se destacou na equipe sub-20, com cinco gols em 28 partidas. Reconhecido por sua habilidade com a bola nos pés e pelo excelente passe, o volante despertou o interesse de clubes do Brasil e de Portugal no final de 2023.
A diretoria do Vasco prorrogou o contrato com o jovem, cuja validade agora se estende até o final de 2025, com uma cláusula rescisória de 60 milhões de euros (R$ 342,2 milhões na cotação atual) para equipes estrangeiras.
JP participou de um jogo na Copinha deste ano, quando foi convocado por Ramón Díaz para a pré-temporada da equipe principal.
Fonte: Trivela