Judô: Beatriz Comanche faz sua estreia no Mundial Sub-21, que acontece nesta quinta-feira no Tajiquistão.

A primeira medalha do Brasil no Campeonato Mundial Sub-21 de Judô foi conquistada por Clarice Ribeiro (48kg). Nesta quarta-feira (02), em Dushanbe, ela superou a húngara Szabina Szeleczki na disputa pelo bronze, garantindo seu terceiro pódio em mundiais da base, após faturar dois ouros no Sub-18 em 2023 e 2024.

Clarice iniciou sua participação com um triunfo expressivo, imobilizando Dilara Kandymova, do Turcomenistão, na segunda rodada. Em seguida, ela passou pela marroquina Nohade Riadi, vencendo por ippon nas oitavas de final.

O único revés do dia veio nas quartas, quando foi derrotada por ippon pela japonesa Sachiyo Yoshino, que acabaria se tornando vice-campeã da categoria. Para seguir lutando pelo bronze, Clarice enfrentaria a britânica Summer Shaw, mas a adversária foi desclassificada após receber hansoku-make na luta anterior.

Na luta decisiva, Clarice não deixou espaço para Szeleczki. Logo no primeiro minuto, ela marcou um waza-ari e, exatamente um minuto depois, confirmou a vitória com uma nova projeção validada pela arbitragem de vídeo, encerrando a disputa. Essa medalha de bronze foi a primeira em um Mundial Sub-21 para a brasileira e a terceira em mundiais da base.

Em 2023, competindo na categoria -44kg, Clarice foi campeã mundial sub-18. Este ano, na categoria -48kg, um pouco acima, ela repetiu o feito e se igualou a Sarah Menezes como as únicas judocas brasileiras a conquistarem dois ouros em mundiais da base.

Nascida no Amazonas, Clarice tem apenas 16 anos e atualmente defende as cores do Minas Tênis Clube, em Minas Gerais. Sua trajetória no judô começou na Associação Fort Judô Clube de Manaus.

Rafaela Rodrigues também lutou pelo bronze, mas terminou em quinto lugar

O Brasil teve mais uma atleta no embate final desse primeiro dia de competições. Rafaela Rodrigues (52kg), atual vice-campeã mundial sub-18, chegou à disputa pelo bronze no meio-leve feminino, mas acabou ficando em quinto lugar.

Na sua estreia, Rafaela venceu a alemã Tabea Mecklenburg nas punições. Seguiu em frente ao derrotar a espanhola Laura Gomez Antona e a tadjique Madina Qurbonzoda por ippon, nas oitavas e quartas de final, respectivamente.

Na semifinal, ela se deparou com a japonesa Iroha Oi, sua algoz na final do Mundial Sub-18, que conseguiu um ippon e, em seguida, se sagrou campeã do sub-21. Na disputa pelo bronze, a brasileira enfrentou Alyssia Poulange, da França, mas foi imobilizada até o ippon.

Brasil teve mais três judocas em ação

No ligeiro masculino (-60kg), Michel Augusto triunfou em dois combates, mas foi eliminado nas oitavas de final. Ele venceu o sérvio Marko Jorgic com dois waza-ari e avançou contra o ucraniano Nazar Viskov com um waza-ari no golden score, mas caiu no próximo combate para o ippon do estadunidense Jonathan Yang, atual campeão mundial sub-18.

Na categoria meio-leve masculino (-66kg), Iago Oliveira também começou bem, vencendo por ippon o britânico Lewis Fryer, mas foi eliminado na rodada seguinte pelo atleta neutro German Kobets. Já Ronald Lima, na mesma categoria, foi eliminado logo na sua primeira luta, contra o cazeque Magzhan Alzhanov.

Quatro brasileiros em ação no segundo dia do Mundial

As emoções em Dushanbe continuam nesta quinta-feira (03), com mais quatro representantes do Brasil: Beatriz Comanche (57kg), Bianca Reis (57kg) e Eduarda Bastos (63kg), no feminino, e Guilherme de Oliveira (73kg) no masculino.

As preliminares começam às 2h (horário de Brasília) e o bloco final às 8h. A judotv.com fará a transmissão das preliminares, enquanto o Canal Olímpico do Brasil e NSports transmitirã as disputas finais.

AGENDA – CAMPEONATO MUNDIAL SUB-21 2024

Quinta-feira (03/10) — F: 57kg; -63kg | M: -73kg

Beatriz Comanche (57kg)
Bianca Reis (57kg)
Eduarda Bastos (63kg)
Guilherme de Oliveira (73kg)

Horário: Preliminares – 2h | Bloco final – 8h

Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Sexta-feira (04/10) — F: -70kg | M: -81kg; -90kg

Kaillany Cardoso (70kg)
Luan Almeida (81kg)
Jesse Barbosa (90kg)

Horário: Preliminares – 2h30 | Bloco final – 8h

Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Sábado (05/10) — F: -78kg; +78kg | M: -100kg; +100kg

Dandara Camilo (78kg)
Enya Pires (+78kg)
Olivia Oliveira (+78kg)
André Kramer (100kg)
Matheus Guimarães (100kg)
Andrey Coelho (+100kg)

Horário: Preliminares – 2h | Bloco final – 8h

Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Domingo (06/10) — Equipes Mistas

Horário: Preliminares – 2h30 | Bloco final – 8h

Transmissão ao vivo: Judo TV (preliminares) e Canal Olímpico do Brasil e NSports (finais)

Fonte: CBJ


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.