Lesão de David é igual àquela que afastou Jair e Paulinho da temporada.

A jornada do Vasco até Belo Horizonte, onde enfrentou Cruzeiro (Brasileirão) e Atlético-MG (Copa do Brasil), representou um momento significativo na temporada: foi a estreia de Jair viajando com a equipe após sua recuperação da ruptura do ligamento cruzado anterior, o famoso LCA, que sofreu em fevereiro.

No empate em 1 a 1 com o Cruzeiro neste domingo, infelizmente, David também sofreu uma lesão no ligamento e deve ficar de fora até o segundo semestre do ano que vem. O time já perdeu três atletas com a mesma contusão na temporada 2024.

David sai lesionado em Cruzeiro x Vasco, no Mineirão — Foto: Gilson Lobo/AGIFDavid sai lesionado em Cruzeiro x Vasco, no Mineirão — Foto: Gilson Lobo/AGIF

Além de David e Jair, o meia Paulinho também ficou fora de combate após romper o LCA do joelho direito no final de janeiro, em um duelo contra o Bangu pelo Campeonato Carioca. Esses três atletas são fundamentais para o elenco e estavam sendo utilizados com frequência quando se lesionaram.

As lesões de LCA do Vasco em 2024

  • 28/01, Bangu 2 x 2 Vasco – Paulinho (joelho direito)
  • 04/02, Vasco 0 x 0 Flamengo – Jair (joelho esquerdo)
  • 29/09, Cruzeiro 1 x 1 Vasco – David (joelho esquerdo)

Após oito meses lidando com a mesma contusão, Jair e Paulinho estão próximos de retornar. O volante acompanhou o Vasco para Belo Horizonte, mas ainda não está disponível para o técnico Rafael Paiva. Sua presença na lista de convocados serviu para não perder treinos e seguir o processo de condicionamento físico e fortalecimento muscular.

Diferente de Jair, Paulinho ainda não está liberado para se juntar ao grupo em treino. O meia permanece no Rio de Janeiro e deve avançar nessa fase de recuperação nos próximos dias. O período médio para jogadores que sofreram a ruptura do LCA retornarem aos gramados é de oito a dez meses.

David acabou de cumprir meta

A grave lesão que David sofreu neste domingo ocorreu apenas duas rodadas após o atacante atingir a meta definida em seu contrato de empréstimo, que obriga o Vasco a comprá-lo do Internacional.

Inicialmente emprestado até dezembro, David possui uma cláusula no contrato que obriga o Vasco a assegurar seu passe definitivo se ele participar de 60% das partidas do time na temporada. A meta foi concluída no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no dia 15 de setembro, na 26ª rodada do Brasileirão.

O Vasco agora terá que desembolsar 2,8 milhões de euros (cerca de R$ 16,9 milhões na cotação atual) ao clube gaúcho pela transferência de David. Com 28 anos, o atacante já disputou 40 jogos na temporada, marcando sete gols e dando quatro assistências.

Fonte: ge