O Vasco alcançou uma impressionante vitória de 2 a 0 contra o Fluminense nesta segunda-feira, no Maracanã, o que despertou uma oportunidade incomum na história do futebol carioca. Pela primeira vez, todos os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro têm a chance de se classificar juntos para a Copa Libertadores.
Com o triunfo do Vasco, os quatro principais times do Rio estão entre as oito primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Dependendo de resultados ao longo da temporada, como os campeões da Libertadores e da Copa do Brasil, a zona de classificação para a competição continental poderia se expandir para um G-8, que atualmente reúne os clubes cariocas no torneio nacional.
🔴⚫ A bola procura Pedro, o 9️⃣ do @Flamengo!
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/TPKnwSUvkQ
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 20, 2025
Uma Conquista Histórica
Embora a Libertadores tenha sido criada em 1960, por muitos anos a competição permitiu apenas a participação de três clubes brasileiros por edição. Foi apenas em 2000, com a introdução do atual formato, que a Libertadores começou a ampliar seus critérios de classificação, permitindo que mais clubes do Brasil participassem simultaneamente.
Nunca na história Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estiveram juntos em uma mesma edição da Libertadores. Um ano em que isso esteve cerca de acontecer foi no ano passado, quando o Glorioso, o Rubro-Negro e o Tricolor participaram da mesma edição, todos avançando pelo menos até as quartas de final.

Flamengo em ação pela Libertadores – Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo
Faltam apenas nove rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, porém, Flamengo e Fluminense ainda têm partidas atrasadas para disputar, contra esport e Ceará, respectivamente.
Fonte: Gazeta Esportiva