Lucas Oliveira, que inicialmente estava no fim da fila e na lista de transferências do Vasco, teve sua situação transformada rapidamente. O zagueiro foi recuperado pela influência de Fernando Diniz, especialmente com a ausência de Carlos Cuesta. Com essa mudança, ele deve começar como titular nesta quarta-feira contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em jogo da 26ª rodada do Brasileirão.
A reviravolta na carreira de Oliveira ocorreu após a chegada de Diniz ao clube, que gradualmente começou a integrá-lo ao elenco após o fechamento da janela de transferências. O defensor optou por recusar propostas de outros clubes das séries A e B para permanecer no Vasco. O treinador então começou a confiar em Oliveira, especialmente no clássico contra o Flamengo, onde ele substituiu Robert Renan no fim do primeiro tempo, devido a uma concussão.
Em uma entrevista coletiva após o clássico, Fernando Diniz elogiou Oliveira, destacando seu desempenho notável em confrontos contra estrelas do Flamengo, como Bruno Henrique e Pedro.
— Eu vou falar de um jogador que vocês não perguntaram, mas deveriam. A atuação que merece destaque para mim é a do Oliveira. Ele estava um tempo sem jogar e muito questionado. Desde que cheguei, ele jogou e não perdeu nenhum lance contra Bruno Henrique e Pedro, mesmo atuando com cartão amarelo no segundo tempo — afirmou o treinador.
Após aquele jogo, Oliveira também participou dos últimos minutos das partidas contra Bahia e Cruzeiro. Com a lesão de Cuesta, ele foi escolhido para ser titular contra o Palmeiras.
Oliveira foi contratado no início do ano como a terceira opção para a zaga, tendo feito cinco partidas seguidas como titular. No entanto, suas falhas nas partidas contra Volta Redonda e Fluminense diminuíram sua aceitação entre a torcida e a comissão técnica.
Nos últimos seis meses, o zagueiro atuou em apenas cinco jogos, quatro sob o comando de Diniz, antes de se destacar no clássico contra o Flamengo.
Jogadores recuperados por Diniz
Diniz adota uma filosofia que visa resgatar a confiança de seus jogadores, e Oliveira não foi exceção. Mesmo fora de campo, o zagueiro recebia apoio constante do treinador, que o incluía em todas as atividades diárias no clube.
Esse enfoque ajudou Diniz a revitalizar diversos jogadores do elenco que estavam com baixo rendimento, como Puma Rodríguez e Jair, que quase deixaram o clube antes da lesão, mas acabaram ficando e se destacando sob a orientação do técnico.
Puma Rodríguez, que estava em baixa ao chegar Diniz, encontrou novos sucessos como improvisado na lateral esquerda, enquanto titulares como PH, Coutinho e Rayan também melhoraram significativamente seu desempenho sob a atual gestão.
O Vasco enfrentará o Palmeiras nesta quarta-feira, às 19h, no Allianz Parque, em uma partida que faz parte da 26ª rodada do Brasileirão.
Fonte: ge