O gol de Paulinho, do Vasco, foi devidamente invalidado contra o Palmeiras? Na coluna De Primeira, o ex-árbitro e comentarista Sálvio Spinola classificou a decisão como “um dos maiores equívocos de arbitragem da tecnologia de análise de vídeo” e revelou que a jogada está repercutindo até mesmo nos outros países.
‘Um dos maiores equívocos da tecnologia de análise de vídeo’: “É um erro flagrante, um dos maiores erros de arbitragem em uma jogada com o auxílio do VAR, porque o VAR se concentrou na posição de Vegetti, ficou buscando aquele impedimento e interferiu após uma revisão. O VAR não deveria intervir nessa jogada, isso está bem claro no protocolo. Isso está gerando repercussão mundial, o mundo está discutindo isso, pelo que constato aqui, o mundo tem unanimidade de que houve um erro do VAR”.
Repercussão global: “A grande polêmica nessa jogada, nos fóruns de arbitragem, é que foi um grande erro de arbitragem. É unânime nos fóruns de arbitragem que participo, com diversos instrutores de todo o mundo, que houve uma interferência do VAR em uma jogada como essa. Eu acredito que a comissão de arbitragem [da CBF] já deveria ter se manifestado sobre essa jogada, já deveria ter se manifestado de maneira rápida e objetiva: foi um erro na interferência do VAR”.
Qual é o protocolo correto?: “O VAR só pode corrigir o impedimento quando o jogador impedido marca ou faz a assistência para o gol. No campo, o bandeira não usou o retardo na sinalização para usar a tecnologia, essa não é a situação. Não tem como o VAR verificar um impedimento depois que a jogada fracionada foi concluída. A jogada do impedimento chegou ao fim, não havia como o VAR voltar atrás para invalidar o gol por impedimento. Não há verificação de gol, verificação de gol no protocolo do VAR, depois de tudo isso, ponto”.
Fonte: UOL Esporte
Escreva seu comentário