O Executivo do Estado do Rio de Janeiro tornou públicas nas primeiras horas desta quarta-feira as notas da segunda etapa da concorrência do Maracanã. Em destaque para seguir na gestão do estádio, o Grupo Fla-Flu obteve a maior pontuação, seguido pelo Maracanã Para Todos, formado por Vasco e WTorre. Com terceira maior pontuação, a Arena 360 foi alvo de objeção por não cumprir um dos requisitos do edital.
Após a divulgação das notas – prevista para sair no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na quinta-feira -, os concorrentes têm prazo para contestações.
A comissão de licitação considerou que os jogos apresentados por Vasco e WTorre, do Santos (com 35 datas) e Brusque (5 datas), infringiam o edital e até mesmo o Regulamento Geral de Competições da CBF foi mencionado. O Vasco ainda não se pronunciou, porém, é provável que recorra à justiça caso não haja mudança de status após o julgamento das contestações.
Confira a pontuação
Grupo Fla-Flu – 117 pontos
A comissão entendeu que o consórcio da dupla cumpriu quase que totalmente todos os requisitos, com cumprimento parcial em quatro deles. Um dos requisitos parciais foi o número máximo de jogos.
Grupo Maracanã Para Todos (Vasco e WTorre) – 81 pontos
A comissão avaliou que o consórcio vascaíno e da WTorre atendeu parcialmente a três requisitos e não cumpriu totalmente outros dois.
RNGD (Arena 360) – 54 pontos
A objeção à desclassificação ocorreu pelo não cumprimento do número mínimo de 25 jogos – seja como mandante ou em acordo com clubes. O edital previa ainda a eliminação do concorrente que obtivesse pontuação inferior a 70 pontos.
Juntamente com a divulgação das notas, a Comissão de Licitação designada pelo Executivo tornou público o parecer sobre cada proposta técnica, além de uma planilha com as notas em cada requisito e um breve comentário justificando a pontuação atribuída.
O Executivo já agendou a abertura das propostas técnicas para o dia 30 de abril, às 10h30, no auditório da Secretaria de Estado da Casa Civil, em Laranjeiras.
As propostas técnicas
Em matéria anterior, o ge mostrou os documentos do consórcio do Flamengo e do Fluminense e do Vasco, com a WTorre, em busca da pontuação máxima – alcançada apenas pela dupla Fla-Flu.
Veja alguns detalhes de cada proposta:
Grupo Fla-Flu: 77 datas
Do Flamengo = 38 datas
- 19 datas categorizadas como Série A ou B do Campeonato Brasileiro do Flamengo
- 8 datas categorizadas como Estadual do Flamengo
- 6 datas categorizadas como Libertadores do Flamengo
- 5 datas categorizadas como Copa do Brasil do Flamengo
Do Fluminense = 39 datas
- 19 datas categorizadas como Série A ou B do Brasileirão do Fluminense
- 8 datas categorizadas como Estadual do Fluminense
- 6 datas categorizadas como Libertadores do Fluminense
- 5 datas categorizadas como Copa do Brasil do Fluminense
- 1 data categorizada como Recopa do Fluminense
Para o Maracanãzinho, o Flamengo ainda propôs 54 datas em jogos de basquete para o calendário do ginásio, e o Fluminense, mais 9. O edital solicitava um mínimo de 6 datas.
Grupo Maracanã para Todos: 74 datas – Executivo considerou somente 34 válidas
Do Vasco = 34 datas
- 19 datas categorizadas como Série A ou B do Brasileirão do Vasco
- 8 datas categorizadas como Estadual do Vasco
- 7 datas categorizadas como Copa do Brasil do Vasco
Do Santos = 35 datas (assinado em 7 de dezembro de 2023)
- 19 datas categorizadas como Série A ou B do Brasileirão do Santos
- 9 datas categorizadas como Estadual do Santos
- 7 datas categorizadas como Libertadores ou Sul-Americana do Santos
- De Brusque = 5 datas (assinado em 7 de dezembro de 2023)
- 5 datas categorizadas no documento como “oficiais ou festivas” de Brusque
Para o Maracanãzinho, o Vasco propôs 12 datas em jogos de futsal masculino e feminino profissionais e amadores, para o calendário do ginásio. Além disso, afirmou que pretende ampliar esse número com o retorno do basquete do clube. Os vascaínos ainda argumentaram na proposta técnica que podem utilizar o Maracanã em jogos do futebol feminino, categoria atualmente disputada na terceira divisão nacional.
Grupo RNGD
Sem acordos firmados com clubes, o consórcio que administra o estádio Mané Garrincha propõe na parte técnica que “todas e quaisquer equipes habilitadas”, conforme o edital, possam atuar no Maracanã.
- com 60 datas para equipes que possuem ou operam estádio com capacidade de 20 mil lugares.
- com 10 datas para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj)
Os concorrentes
São três grupos desde o início do certame:
- Grupo Fla-Flu, com Flamengo e Fluminense em parceria;
- Grupo Maracanã Para Todos, formado por Vasco e WTorre em parceria;
- Grupo RNGD, da Arena 360, administradora do Mané Garrincha, em Brasília.
De acordo com informações do site Metrópoles, a RNGD não se qualificou para a terceira fase do processo por falta de documentação comprobatória referente a partidas. Dessa forma, somente Fla-Flu e Vasco/WTorre permanecem na disputa pela concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos.
Em entrevista ao jornal O Globo, o governador Cláudio Castro estimou a conclusão do processo licitatório até o final de maio.
A relevância da proposta técnica
A proposta técnica envolve garantias, previsão de jogos e o plano de negócios para o estádio e para o ginásio do Maracanãzinho. Essa etapa tem um peso significativo (60%) na pontuação final do certame, o que gerou críticas e contestações judiciais por parte de Vasco e WTorre. Quem assegura o maior número de jogos ganha mais pontos.
Os envelopes foram abertos e verificados por cada grupo em uma cerimônia formal antes da suspensão do processo. A Comissão Especial de Licitação irá analisar a documentação técnica e abrirá um novo prazo para contestações.
Cronograma do processo de licitação:
- Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360.
- Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para contestações
- Primeira semana de fevereiro de 2024: Executivo prevê divulgar resultado da análise das contestações e defesa em um total de seis recursos dos concorrentes
- Fase atual – dia 5 de março: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Executivo sobre esses recursos
- Fase 3 – sem data definida: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Executivo sobre esses recursos
- Publicação do resultado – prevista para o final de maio pelo Executivo do Estado.
Fonte: ge