Mauricio Lemos pode fazer sua estreia pelo Vasco ainda nesta Taça Guanabara.

O defensor Maurício Lemos ainda não foi convocado pela comissão técnica liderada por Fábio Carille. A nova adição do Vasco para 2025, vista como uma grande aquisição para o setor defensivo — que foi alvo de críticas na última temporada —, o uruguaio está com o grupo há três semanas, mas continua realizando treinos específicos para recuperar sua forma física.

Lemos vem treinando regularmente com a equipe, mas também se dedicando a atividades específicas de recondicionamento para alcançar um ritmo de jogo semelhante ao dos titulares. A equipe técnica e o Departamento de Saúde e Performance do Vasco estão focados em cuidar com atenção da condição física do atleta neste início de temporada, evitando pressioná-lo ou pular etapas, uma vez que ele enfrentou lesões durante 2024.

Maurício Lemos, do Vasco — Foto: Dikran Sahagian/VascoMaurício Lemos, do Vasco — Foto: Dikran Sahagian/Vasco

Maurício Lemos está se aproximando do final de sua “pré-temporada particular”. A expectativa é de que o defensor esteja disponível para Fábio Carille ainda nesta Taça Guanabara, onde o Vasco tem três jogos pela frente — contra Sampaio Corrêa, Flamengo e Botafogo —, além do clássico contra o Fluminense esta quarta-feira.

O jogador vem de um longo intervalo sem jogos consecutivos. Sua última partida oficial foi em 26 de novembro do ano passado, quando atuou como titular no Atlético-MG contra o Juventude na 36ª rodada do Brasileirão.

Desde junho do ano passado, Lemos só figurou em outras três oportunidades. Ele entrou no final do jogo contra o Bragantino, aos 25 minutos do segundo tempo, na oitava rodada do Brasileirão. Na 11ª rodada, começou como titular contra o Fortaleza, mas saiu aos 23 minutos do primeiro tempo devido a uma lesão. Seu retorno ao campo foi apenas contra o Internacional, na 31ª rodada, quando entrou aos 30 minutos do segundo tempo.

Lemos, do Vasco, não enfrentará a Portuguesa neste domingo — Foto: Matheus Lima/VascoLemos, do Vasco, não enfrentará a Portuguesa neste domingo — Foto: Matheus Lima/Vasco

De titular em 2023 às lesões em 2024

As duas últimas temporadas de Maurício Lemos no Atlético-MG foram bastante diferentes. Em 2023, o uruguaio foi um titular indiscutível, participando de 41 jogos, sendo 37 como titular. Ele esteve em campo por 3719 minutos e jogou em 27 das 38 partidas do Brasileirão — com três ausências por suspensão. No seu primeiro ano em Belo Horizonte, enfrentou apenas duas lesões, conforme apuração do Espião Estatístico.

  • 29 de abril: sofreu uma pancada no joelho direito e perdeu a partida contra o Alianza Lima, pela Libertadores. Retornou uma semana depois.
  • 29 de novembro: sentiu dores no músculo posterior da coxa durante o intervalo do jogo contra o Flamengo e ficou fora dos últimos dois jogos do Brasileirão.
Em 2023, Mauricio Lemos marcou pelo Atlético-MG contra o Vasco

No entanto, em 2024, Maurício Lemos enfrentou sérios problemas com lesões e uma ausência de sequência em campo. Ele teve três lesões e perdeu espaço no Atlético-MG.

  • 03 de fevereiro: lesionou a panturrilha esquerda contra o Cruzeiro. Retornou em 05 de março, ficando fora de cinco partidas.
  • 06 de maio: sentiu uma dor na lombar. Voltou em 14 de maio, perdendo apenas uma partida.
  • 23 de junho: teve um desconforto muscular na coxa na partida contra o Fortaleza. Retornou em 19 de julho, desfalcando o time em seis jogos.

Embora ele tenha ficado fora de 12 partidas do Atlético-MG em 2024, Maurício Lemos atribuiu seu baixo tempo em campo ao desenrolar de outros problemas. Em sua apresentação na coletiva, o defensor comentou que foi deixado de lado nos planos da comissão técnica de Milito, ex-treinador da equipe mineira, repentinamente.

— Em 2024, aconteceram muitas coisas. Comecei como titular, tive uma pequena lesão e, quando voltei, ainda fazia parte dos planos, mas de repente fiquei fora, não sei o motivo. Fiz o meu melhor para estar disponível. Prefiro não entrar em detalhes. Fiz o possível e sei que poderiam ter tomado outras decisões para me deixar mais confiante e me dar uma chance de jogar.

— Estava passando por um momento difícil, eles deixaram de contar comigo sem dar explicações. Fiz de tudo para permanecer, demonstrar meu trabalho, mas não recebi essa oportunidade.

O Vasco iniciou sua pré-temporada no dia 6 de janeiro. Maurício Lemos chegou ao Rio de Janeiro no dia 11 de janeiro e começou os treinos na segunda semana do ano, perdendo as primeiras sessões que foram focadas na preparação física.

O Departamento de Saúde e Performance do Vasco então elaborou um plano de treinos para Lemos seguir nas suas primeiras semanas no CT Moacyr Barbosa, com o objetivo de nivelar seu condicionamento físico ao do restante do time.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.