Multa rescisória para liberar Nuno Pereira do Casa Pia foi reduzida após o primeiro ano de contrato.

Após um acordo fechado na noite de quarta-feira, Nuno Moreira é o mais novo reforço do Vasco para a temporada de 2025. A diretoria do clube carioca concretizou a compra do atleta português por 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 20 milhões), valor esse que correspondia à multa rescisória estipulada no contrato com o Casa Pia.

Nuno está vinculado ao time luso até junho de 2026. Mas por que sua multa rescisória é considerada baixa?

No mundo do futebol, é comum que as multas rescisórias sejam elevadas para proteger o clube que detém os direitos econômicos do jogador, evitando assim que outra agremiação o contrate sem a anuência do clube. Na maioria das transações, os valores finais acabam sendo inferiores ao montante da multa.

Nuno Moreira em ação pelo Casa Pia — Foto: Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty ImagesNuno Moreira em ação pelo Casa Pia — Foto: Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty Images

Nuno Moreira se juntou ao Casa Pia em janeiro de 2024, após se destacar no Vizela. O contrato previu que o valor de sua multa rescisória sofreria uma redução após um ano de vínculo – ou seja, a partir de janeiro de 2025.

Essa nova quantia seria calculada com base no que Nuno ainda tinha para receber nos 18 meses restantes de contrato. O salário do jogador português não era considerado alto, especialmente em comparação aos atletas dos principais clubes da Série A do Brasileirão.

Mesmo assim, o Vasco teve que negociar com o Casa Pia, pois apresentou uma proposta para pagar a multa em parcelas. O clube português teve que aprovar essa maneira de pagamento.

Nuno Moreira é o sétimo jogador que o Vasco contrata nesta janela de transferências. Já chegaram ao clube Daniel Fuzato, Lucas Freitas, Lucas Oliveira, Maurício Lemos e Tchê Tchê. Além deles, o argentino Benjamín Garré desembarca no Brasil na noite desta quinta-feira para formalizar seu contrato.
Fonte: ge