Uma parceria que vai além das arquibancadas! O sócio-torcedor é uma maneira dos fãs contribuírem financeiramente com o clube do coração enquanto aproveitam alguns benefícios. Os gigantes Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Cruzeiro finalizaram o ano de 2024 entre as cinco equipes com mais sócios com os pagamentos em dia no Brasil.
O ge fez uma busca nos 40 clubes que competiram nas Séries A e B de 2024 para atualizar a quantidade de sócios em dia em cada programa e também coletou dados sobre o total de associados, incluindo os que estão inadimplentes. Contudo, essa última informação foi fornecida por apenas 11 clubes. É importante ressaltar que os critérios para registrar os números podem diferir conforme cada estatuto. Um exemplo é o Palmeiras e o Grêmio, que desconsideram da contagem os sócios que completam três meses de inadimplência. Veja mais:
Rodrigo Capelo, um expert em finanças do futebol, destacou que um programa de associação apresenta três indicadores essenciais do ponto de vista financeiro: número de sócios, ticket médio e taxa de inadimplência. Isso porque não adianta um clube ter um grande número de sócios se as mensalidades não estão em ordem ou se o ticket é baixo e não gera receita suficiente.
– Se você conta com muitos associados, mas eles pagam pouco ou não estão em dia, isso não significa grande coisa. Observando a situação como apresentado pelos clubes, percebemos que Botafogo e Bahia se beneficiaram das SAFs durante esse período de engajamento dos torcedores. É uma nova fase na história desses clubes para aumentar o número de sócios, o que deve trazer benefícios financeiros.
– É notável também que o Flamengo ainda tem números abaixo do que poderia, principalmente devido ao ticket médio elevado. O preço cobrado aos torcedores é mais alto, o que dificulta o aumento significativo no número de associados. Observamos que o Vasco também apresenta números abaixo do seu potencial. Aliás, Vasco e São Paulo, com o número de torcedores que possuem, poderiam ter muito mais sócios caso realizassem campanhas mais agressivas com preços mais em conta e melhor organização nos canais de adesão.
O Palmeiras lidera a lista com folga. Vice-campeão brasileiro, o Verdão fechou a temporada com quase 200 mil sócios em dia. Até outubro, o Avanti arrecadou cerca de R$ 62 milhões para os cofres do clube. A expectativa é passar dos R$ 70 milhões até o fim do ano. Esse número expressivo se deve também à criação do Palmeiras Pay, que impulsionou o programa Sócio Avanti.
– Quem abre uma conta digital do Palmeiras tem um período de degustação do Avanti, aproveitando as vantagens do programa e aceitando continuar. Desde o lançamento do Palmeiras Pay, quase 100 mil torcedores se tornaram associados ativos e estão com suas mensalidades em dia – explicou Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras.
Na segunda posição, temos o Atlético-MG, que superou a dupla GreNal. O programa Galo na Veia saltou de 90.520 sócios em dia no último levantamento para 113.169 nesta pesquisa, um crescimento de 25%.
Enquanto o Galo vibra com esse crescimento, o Grêmio teve um ano abaixo das expectativas tanto em campo quanto em termos de sócios, registrando a maior queda entre os clubes de 19%. A base de sócios ativos do Imortal caiu de 120.878 para 98.153.
Com a queda do rival, o Internacional aproveitou seu bom momento em campo – com 16 jogos invictos – e passou o Grêmio, indo de 103 mil sócios adimplentes para 107 mil, um crescimento de 3%.
– O Internacional sempre foi uma referência em sócio-torcedor, e este ano não é diferente, mesmo com um período sem jogos em casa. Além das diversas ativações nas partidas, que voltarão a ocorrer a partir do dia 7, temos o nosso aplicativo, o Mundo Colorado, que oferece várias opções e facilitades para nossos associados, sempre com benefícios e ações exclusivas – destacou Victor Grunberg, vice-presidente do Inter em uma entrevista em julho.
Outro time que apresentou um crescimento significativo foi o Cruzeiro, que viu seu programa Sócio 5 Estrelas aumentar 39% de julho até agora, passando de 58.221 sócios para 81.004 – tornando-se o quinto maior programa do país.
“Estamos muito animados com esse crescimento, pois testemunhamos no Cruzeiro uma cultura de relacionamento que vai além dos 90 minutos de jogo. Isso tem sido algo que vivenciamos no futebol, reconhecendo que hoje estamos dentro da indústria do entretenimento. Experiências, benefícios, e uma participação mais ativa na vida do clube estão entre os fatores que incentivam o torcedor a se associar. Também temos visto resultados financeiros expressivos, superando até os patrocínios de uniforme”, afirmou Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, agência que apoia o atendimento aos sócios-torcedores do Cruzeiro desde 2022.
O Vasco também teve um crescimento robusto, de 38%, passando de 45 mil sócios adimplentes para 62.153, de acordo com a última atualização na quinta-feira à noite. A chegada de Coutinho à equipe ajudou a alavancar esses números, além de campanhas promocionais que incentivaram novos cadastros e a renovação de planos.
Torcida do Vasco em Vasco x Botafogo — Foto: André Durão / ge
O Botafogo também teve um aumento significativo no número de sócios em dia. Como campeões brasileiros e da Libertadores, o Glorioso viveu uma de suas melhores temporadas e contou com a força do torcedor na arquibancada para conquistar a glória eterna. O Alvinegro passou de 59.045 sócios ativos para 80.977 neste levantamento, um aumento de 37%.
Veja abaixo os clubes com mais crescimento entre as pesquisas de julho e dezembro:
Maiores crescimentos no nº de sócios entre as pesquisas