O Vasco está em busca de um grande jogador para liderar o time na luta contra o rebaixamento. Essa informação foi dada pelo diretor de futebol, Paulo Bracks, em uma conversa informal com os jornalistas nesta sexta-feira. O dirigente afirmou que as negociações estão em andamento e revelou que o jogador está quase acertado, mas seu nome ainda não foi divulgado pela imprensa.
Como a janela de transferências está fechada, apenas jogadores sem contrato podem ser contratados. Nesse caso, as opções são limitadas, ainda mais considerando a expectativa de um grande jogador. O Lance! listou seis atletas que se encaixam nesse perfil: Eden Hazard, Alexis Sanchez, Dimitri Payet, Javier Pastore, João Moutinho e Juan Mata.
Nas palavras de Paulo Bracks, fica claro que esse jogador não será um articulador de jogadas, já que o Vasco já conta com jogadores com essa característica, como Paulinho e Praxedes, que foram mencionados pelo dirigente. Portanto, o jogador número 10 não precisa necessariamente ser um meia-armador, mas pode ser um meio-atacante ou até mesmo um segundo atacante.
Nesse contexto, João Moutinho, com 36 anos, fica menos provável, visto que o jogador português é um volante de criação que joga mais recuado. Restam, então, cinco opções.
As opções mais prováveis
Eden Hazard
O belga, de 32 anos, está em má fase na Europa após uma passagem sem sucesso pelo Real Madrid, clube em que jogou nas últimas quatro temporadas. O jogador chegou a ser oferecido ao Botafogo pelo empresário André Cury, que tem boa relação com o Vasco. Cury esteve envolvido nas negociações com Ramon Díaz, Medel e Praxedes.
Alexis Sánchez
Livre após uma boa temporada pelo Olympique de Marseille, o chileno de 34 anos foi cogitado como possível substituto de Suárez no Grêmio. No entanto, com a permanência do uruguaio, as negociações não avançaram. O nome de Alexis Sánchez foi indicado ao clube gaúcho pelo ex-zagueiro Astengo, tricampeão gaúcho pelo Grêmio na década de 1980.
Em contato com a reportagem, Astengo afirmou que Alexis Sánchez deseja continuar na Europa por pelo menos mais quatro anos e tem interesse em jogar no River Plate quando voltar. O jogador também desperta interesse de Galatasaray, na Turquia, e Inter de Milão.
Pastore
Desde que deixou a Roma em 2021, o meia argentino de 34 anos não conseguiu se destacar. Ele passou por clubes como Elche, na Espanha, e Qatar SC sem muito sucesso. Por ser sul-americano, a negociação poderia ser facilitada.
As opções menos prováveis
Dimitri Payet
O francês de 36 anos não teve seu contrato renovado pelo Olympique de Marseille após uma temporada com altos e baixos. O atacante ainda tem mercado na Europa e recebeu sondagens de clubes da Ásia e dos Estados Unidos.
Juan Mata
O espanhol tem 35 anos e defendeu o Galatasaray na última temporada. Ele passou 10 anos de sua carreira na Inglaterra, onde jogou pelo Chelsea e Manchester United. Ainda não está decidido se ele vai continuar jogando ou se aposentar.
Fonte: Lance!