O Maracanã teve 74 partidas oficiais na temporada de 2023. O jogo das estrelas, promovido por Zico, maior ídolo do Flamengo, não foi contabilizado pois foi um evento festivo. A última atividade do estádio foi este evento e ficará fechado até o dia 04 de fevereiro.
A expectativa é que o Maracanã seja reaberto na 6ª rodada do Carioca para o clássico entre Vasco x Flamengo. O Vasco será o time mandante e está previsto que o estádio seja dividido igualmente entre as duas torcidas. Uma prática comum nos últimos anos do campeonato estadual.
O trabalho de reparo do campo será iniciado na quinta-feira, com o objetivo de não perder tempo nos dias reservados para os cuidados com a grama. Dois shows realizados em dezembro (Paul McCartney dia 16 e Ivete Sangalo dia 20) danificaram parte do gramado.
No entanto, o campo foi avaliado em boas condições no final da temporada. A preparação especial para a final da Libertadores foi considerada uma das razões para a avaliação positiva final.
Os trabalhos programados para os próximos 38 dias são considerados leves, com o objetivo de começar a temporada em ótimas condições. A duração estimada para o processo de revitalização é de aproximadamente 35 dias.
Vale ressaltar que não será necessário substituir a grama, mas será realizada uma raspagem para fortalecer o crescimento de novas folhas. Entre os procedimentos planejados, esta é a etapa que demanda um pouco mais de tempo, justificando a necessidade de não ter jogos em janeiro.
Enquanto isso, o Flamengo jogará em Manaus (1ª rodada) e em Natal (3ª rodada). A segunda rodada contra o Volta Redonda foi adiada e acontecerá somente no dia 10 de fevereiro, quando o Maracanã estiver operante. Como visitante, o Flamengo enfrentará o Nova Iguaçu na Paraíba.
O Fluminense ainda não definiu os locais para sediar as partidas iniciais do Carioca. O clube prefere jogar no Rio de Janeiro, mas Cariacica, no Espírito Santo, também está sendo considerada.
Fonte: ge