Segundo dados da empresa SportRadar, mais de 100 partidas de futebol em 2023 estão sendo questionadas por possível adulteração de resultados visando favorecer apostadores. Dessas partidas, 15 ocorreram em competições organizadas pela CBF: sendo 13 da Série D, uma da Segunda Divisão e outra da Copa Verde.
É importante ressaltar que o proprietário da SAF do Botafogo, John Textor, reafirmou na segunda-feira (01), em entrevista ao “Canal do Medeiros”, que possui evidências de adulteração em jogos entre o Palmeiras e São Paulo, além do Palmeiras e Fortaleza.
Conforme o senador Kajuru, é provável que Textor seja um dos primeiros a prestar depoimento. Anteriormente, o empresário norte-americano havia mencionado ter gravações de árbitros indicando não terem recebido propinas acordadas.
“John Textor foi intimado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, caso não apresente as provas, será penalizado com uma suspensão mínima de 120 dias. Ele será o primeiro convocado para se justificar. Ele começou a sugerir que deseja apresentar as provas antes ao STJD, antes de levá-las ao Ministério Público”, afirmou Kajuru.
O julgamento do empresário no STJD, por não ter fornecido ao órgão evidências de adulteração da arbitragem no futebol brasileiro, está agendado para o dia 15 de abril. O relator Mauro Marcelo de Lima e Silva chegou a ordenar uma suspensão preventiva, que posteriormente foi reconsiderada pelo Pleno.
Fonte: Rádio Tupi