O triunfo diante do São Paulo por 4 a 1 concluiu uma sequência de quatro partidas do Vasco sem vitórias no Campeonato Brasileiro, proporcionando um alívio na crise que assolava o clube neste ano.
Além disso, o confronto da noite de sábado (22) em São Januário, pela 11ª rodada do torneio, também estabeleceu marcas significativas que evidenciam que o momento de instabilidade do Vasco não se originou recentemente, mas é fruto de anos de dificuldades.
Depois de mais de três anos, o Vasco conseguiu reverter um placar na Série A do Campeonato Brasileiro. Naquele sábado à noite, o Vasco saiu atrás logo aos 10 minutos do primeiro tempo.
Dado o histórico recente e o ambiente em São Januário, desprovido de público devido à postura da própria torcida vascaína, poderia-se presumir que o clube não alcançaria a vitória. Porém, a equipe sob a direção do técnico interino Rafael Paiva conseguiu superar uma marca que não era atingida há três anos.
Vasco altera rumo do jogo na Série A
A última reviravolta do Vasco havia sido em 25 de fevereiro de 2021, no placar de 3 a 2 sobre o Goiás, em São Januário. Naquela ocasião, o Cruz-Maltino chegou a abrir o marcador com um gol de Cano, porém sofreu a virada.
Posteriormente, o zagueiro Ricardo Graça garantiu a vitória por 3 a 2 na rodada final do Campeonato Brasileiro de 2020 — que foi concluído apenas no ano subsequente devido à pandemia da Covid-19.
Naquela partida, Vasco e Goiás já estavam rebaixados para a Série B — o Cruz-Maltino ainda possuía chances matemáticas, mas necessitaria reverter uma diferença de 12 gols de saldo.
A partir de então, o Vasco jamais logrou êxito em uma vitória após estar em desvantagem na Série A do Campeonato Brasileiro. Vale ressaltar, contudo, que durante este período o Cruz-Maltino passou por duas temporadas na Série B, em 2021 e 2022. Na presente temporada, por exemplo, o Vasco esteve em desvantagem em cinco confrontos e não obteve sequer um empate.
Vasco volta a aplicar goleada sobre um adversário do G12
Além de reverter o placar neste sábado, o Vasco ainda goleou o São Paulo, com gols de Alan Franco, contra, Estrella, Leandrinho e David. E isso não ocorria há muito tempo contra equipes do chamado “G12” do futebol brasileiro. Precisamente, há 13 anos.
A última goleada do Vasco sobre um clube do G12 ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2011. Nessa temporada, o Cruz-Maltino aplicou 4 a 0 no Grêmio, em São Januário. Os tentos foram marcados por Elton, Diego Souza, Eder Luis e Fagner. Naquele ano, o Vasco conquistou a Copa do Brasil, sua última conquista nacional.
Vitória retira o Vasco da zona de rebaixamento
Para além das marcas quebradas, o resultado desta noite também representou um feito significativo para o clube no Campeonato Brasileiro.
Após uma série de quatro jogos sem êxito e em meio a uma crise interna e externa, com contratempos na diretoria da SAF, o Cruz-Maltino deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão. Pelo menos, temporariamente.
O Vasco ocupa a 15ª posição na tabela do Brasileirão, com nove pontos somados em onze partidas. Contudo, a equipe carioca ainda pode ser ultrapassada até o término desta rodada.
O próximo compromisso do Vasco está marcado para a próxima quarta-feira (26), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Fonte: Trivela