Observados por Carille no Campeonato Carioca, Souza, Jean David e Maxime Domínguez têm suas vagas no elenco do Vasco reduzidas.

Souza, Jean David e Maxime Domínguez não conseguiram tirar proveito do período do Campeonato Carioca e viram suas oportunidades no Vasco diminuírem ainda mais. O trio se encontrou na parte de trás da fila em relação às suas posições e acabou ficando fora da lista de convocados de Fábio Carille nas últimas partidas do torneio.

Maxime foi o que mais teve minutos em campo entre eles. Ele participou de seis jogos, sendo titular em duas ocasiões, mas não conseguiu impressionar Carille. Dentre os últimos seis confrontos do Vasco, tanto no estadual quanto na Copa do Brasil, o suíço só foi chamado para dois jogos, ambos contra o Flamengo.

Até 2025, o meio-campista possui uma assistência e nenhum gol marcado pelo gigante carioca. O jogador suíço tem contrato com o clube de São Januário até junho de 2028.

Jean David, do Vasco, contra o Maricá — Foto: Dikran Sahagian/VascoJean David, do Vasco, contra o Maricá — Foto: Dikran Sahagian/Vasco

Por outro lado, Jean David não foi convocado há três jogos por Fábio Carille: não fez nem parte do banco nas semifinais contra o Flamengo e também ficou de fora da partida pela Copa do Brasil contra o Nova Iguaçu. O chileno soma apenas cinco jogos em 2025, sem gols ou assistências. A última vez que entrou em campo foi na parte final do jogo contra o União Rondonópolis, na primeira fase da Copa do Brasil.

Com contrato até junho de 2026, Jean David está enfrentando dificuldades para se adaptar ao estilo de jogo do futebol brasileiro, que é mais fisicamente exigente. O atacante chileno, que despertou interesse no futebol mexicano na última janela de transferências, viu suas conversas não avançarem. A diretoria até tentou utilizá-lo em uma negociação com Brian Rodríguez, do América-MÉX, mas não houve acordo.

Por fim, Souza teve a mudança de posição para atuar como zagueiro em 2025, mas atualmente é a quinta opção nessa posição, atrás de João Victor, Maurício Lemos, Lucas Freitas e Lucas Oliveira na preferência do treinador.

Souza em ação em Maricá x Vasco — Foto: Alexandre Loureiro/AGIFSouza em ação em Maricá x Vasco — Foto: Alexandre Loureiro/AGIF

Com apenas três partidas na temporada, o jogador de 36 anos participou da última vez na vitória sobre o Maricá por 1 a 0, no dia 29 de janeiro, e não foi convocado em quatro jogos. O vínculo do defensor vai até 31 de dezembro de 2025.

Números de Souza, Maxime e Jean David em 2025

SouzaMaximeJean DavidJogos365Minutos em campo293276215Gols000Assistências010

Chegada de reforços e limite de estrangeiros

A chegada de três novos reforços para o setor ofensivo fez com que Jean David e Maxime Domínguez perdessem espaço. No final da janela de transferências, a dupla viu a concorrência aumentar com as chegadas de Nuno Moreira, Benjamin Garré e Loide Augusto. Todos eles jogam também pelas laterais do campo.

Currently, o Vasco tem 11 estrangeiros no elenco. É importante destacar que a CBF permite que no máximo nove gringos sejam relacionados para os jogos das competições nacionais. Portanto, com esse número atual, pelo menos dois jogadores terão que ficar de fora das listas do clube devido ao regulamento, o que pode afetar ainda mais a presença do suíço Maxime e do chileno Jean David no plantel vascaíno.

  • Vegetti (Argentina)
  • Capasso (Argentina)
  • Sforza (Argentina)
  • Garré (Argentina)
  • Puma Rodríguez (Uruguai)
  • Maurício Lemos (Uruguai)
  • Jean David (Chile)
  • Maxime Domínguez (Suíça)
  • Payet (França)
  • Nuno Moreira (Portugal)
  • Loide Augusto (Angola)

O Vasco desembolsou 1,5 milhão de euros por Maxime (cerca de R$ 9 milhões na época), quando foi contratado em setembro de 2024, vindo do Gil Vicente, de Portugal. Jean David custou cerca de 1,5 milhão de dólares, próximo dos R$ 8,5 milhões na cotação de agosto do ano passado, quando chegou do Toluca, no México.

Fonte: ge