O torcedor vascaíno que acompanha o desempenho do cruz-maltino no Campeonato Brasileiro já está acostumado com um enredo difícil. Apesar da falta de habilidade técnica, o time tenta se impor nos jogos e até cria boas oportunidades, mas acaba sendo penalizado assim que o adversário chega ao ataque. Ontem, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, muitas vezes parecia que este padrão se repetiria. No entanto, o gol do estreante Pablo Vegetti, que quase marcou o segundo, trouxe um raio de esperança no pôr do sol que dominava São Januário ao final do jogo, na ausência dos torcedores nas arquibancadas.
“Fiquei muito feliz. Cheguei a um grande clube. Estou grato pela oportunidade. Conheço a situação do clube, aceitei o desafio. Acho que fizemos uma ótima partida. Estou feliz em fazer o gol. Treinamos bem esta semana e este clube merece uma posição melhor”, afirmou o atacante após a partida.
Problemas Defensivos
Os sustos durante o jogo foram causados por problemas já conhecidos, principalmente falhas na defesa. Mesmo com o Grêmio pouco inspirado, Suárez teve duas chances de marcar no primeiro tempo, ambas em chutes de fora da área, devido ao espaço dado pelo time cruz-maltino na entrada. Ferreirinha também teve muito espaço pelos lados do campo. Depois de marcar o gol, o Vasco não conseguiu aproveitar outra boa oportunidade com Vegetti e acabou sofrendo muita pressão do time gaúcho, com uma sequência de escanteios e um chute de Suárez que só não virou o gol de empate por causa de uma defesa incrível de Léo Jardim.
Evolução Técnica e Psicológica
Quando tinha a posse de bola, o Vasco trocava passes com eficiência, mostrando evolução, mas encontrava dificuldades técnicas e psicológicas para ser preciso nas finalizações ou nos passes finais, como o próprio técnico Ramón Díaz já havia mencionado em entrevistas. “Temos que trabalhar muito para acalmar a equipe, que está sob muita pressão”, disse após a derrota para o Corinthians no último final de semana.
Destaques Individuais
Orellano, destaque daquela partida, continuou sendo um jogador importante na equipe. Ele foi criativo no primeiro tempo, tanto em dribles quanto em finalizações. Quem assumiu esse papel no segundo tempo foi Paulinho, em seu segundo jogo com a camisa do Vasco. O meia mostrou muita lucidez, visão de jogo e tomada de decisões acertadas. Foi ele quem iniciou a jogada do gol de Vegetti, ao infiltrar-se na área e acionar Gabriel Pec para fazer o cruzamento para o atacante argentino, que além de garantir a vitória, encerrou um longo período sem gols do Vasco em São Januário – a equipe não havia marcado nos cinco jogos anteriores realizados em casa neste Brasileirão.
Escolhas Difíceis do Técnico
A vitória de domingo quebrou uma sequência de quatro derrotas consecutivas. Foi o primeiro triunfo de Ramón Díaz, que fez algumas escolhas difíceis antes do jogo. Jair, um dos principais jogadores do elenco, não estava nem mesmo no banco – segundo Ramón, devido a uma lesão. Medel foi para a defesa e o contestado Zé Gabriel voltou para o time titular. Puma Rodríguez também não foi relacionado devido a um ferimento na perna direita. Sem o reserva Paulo Henrique, que também não estava na lista, o técnico argentino improvisou o zagueiro Robson Bambu na lateral direita, que teve um bom desempenho na posição.
No segundo tempo, Ramón foi ousado ao substituir Orellano e teve sucesso ao improvisar outro zagueiro na lateral direita. Mais adaptado à posição, Miranda até se aventurou no ataque e criou perigo em algumas ocasiões.
Objetivo Final
O caminho do Vasco neste Campeonato Brasileiro ainda é longo. O time conquistou apenas 12 pontos em 17 jogos e está a mais de uma vitória de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, apesar de ter uma partida a menos. Na próxima segunda-feira, o Vasco enfrenta o Bragantino, no último jogo antes de reencontrar a torcida. Na sexta-feira, torcedores se reuniram em frente ao estádio para rezar. Ontem, moradores da Barreira do Vasco exibiram uma faixa contra a decisão judicial de não permitir a reabertura de São Januário, em um processo que envolveu relatos considerados preconceituosos contra a comunidade.
Reforços em Destaque
A vitória de ontem recompensou parte dos esforços do clube na janela de transferências, com ótimas performances de Paulinho, Vegetti, Praxedes e Medel. Quanto a Vietto, alvo de campanha durante a semana, Díaz encerrou qualquer especulação:
“Preciso de jogadores que queiram vir para o Vasco […] O clube fez uma oferta muito boa, mas ele não aceitou.”
Fonte: O Globo