A Saúde Pública do Rio de Janeiro tem promovido ações de imunização em eventos de grande porte na cidade. Uma iniciativa recente envolveu a aplicação de 440 doses de vacina em torcedores durante o clássico entre Vasco e Botafogo, realizado em São Januário no sábado passado (29).
Detalhes do evento
No total, foram administradas 260 doses da vacina contra a gripe (influenza) e outras 180 contra a covid-19. O posto de imunização foi instalado próximo ao portão 9, acesso à arquibancada do estádio do Vasco, e funcionou até o término do primeiro tempo.
Essa mesma ação já havia sido realizada durante a partida entre Botafogo e Red Bull Bragantino, no dia 26, no Nilton Santos. E está programada para acontecer também no jogo do Botafogo contra o Atlético-MG, no próximo domingo (7), novamente no estádio do clube carioca.
O mascote nacional da vacinação brasileira, Zé Gotinha, marcou presença no clássico entre Vasco e Botafogo, interagindo com as crianças, participando do aquecimento das torcidas organizadas do Vasco e até indo para a arquibancada.
A Secretaria Municipal de Saúde tem levado a vacinação para outros locais de grande circulação, como estações de transporte público e eventos. Essa estratégia foi adotada visando o inverno, período que pode aumentar os casos de complicações, internações e mortes por falta de imunização.
“A estratégia de imunizar a população tem obtido êxito. Os cidadãos do Rio de Janeiro compreendem a importância de se proteger contra doenças e estão respondendo positivamente, comparecendo para receber as doses tanto da vacina contra a gripe quanto da covid-19. É crucial lembrar que complicações decorrentes da gripe são responsáveis por muitas mortes.”
Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.
Menino Zé Gota tá pra dança 💧 pic.twitter.com/EQSvAT6DcR
— Bruno Braz (@brazbruno) June 29, 2024
Fonte: UOL Esporte