O jogador Philippe Coutinho foi oficialmente apresentado como nova contratação do Vasco durante a tarde desta quinta-feira, em um evento realizado na Sede Náutica da Lagoa. Aos 32 anos, ele afirma estar em boa forma após mais de dez anos atuando em clubes europeus e demonstra ansiedade para vestir novamente a camisa do time que o revelou.
Coutinho foi anunciado na manhã de quarta-feira, horas antes da vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Corinthians, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileirão.
“Eu estava louco para estar em campo ontem (risos)”, afirmou o jogador.
– No entanto, como estava em período de férias, como sempre, mantive meus treinos e dedicação. Obviamente, não é a mesma coisa do que estar com o grupo, jogando. Tenho muita vontade de voltar o quanto antes, mas é algo que precisa ser discutido e acordado, acredito que, ao longo desta semana, com toda a equipe técnica – acrescentou.
Philippe Coutinho será cedido pelo Aston Villa por um ano. Durante a apresentação, o presidente Pedrinho destacou que a vontade do jogador foi fundamental para a concretização do negócio.
– Gostaria de agradecer imensamente ao Coutinho e toda sua família, foi um esforço enorme que ele fez para que isso acontecesse. Me sinto muito honrado por poder trazer de volta um ídolo, que vai além das quatro linhas, o Coutinho é um exemplo de conduta, uma pessoa íntegra, que representa a essência do Vasco. Nos empenhamos ao máximo para trazê-lo de volta, pois conhecemos o impacto que ele tem no grupo – afirmou Pedrinho.
– O Coutinho abriu mão de diversas coisas por isso, sempre priorizou nosso clube, não escutou ninguém. Isso mostra o quanto ele está se empenhando para estar aqui – completou.
Coutinho resumiu o que o motivou a regressar ao Vasco neste momento da carreira: o amor pelo clube.
– É verdade que abri mão de muita coisa, como disse o presidente. O Vasco fez de tudo para que eu estivesse aqui, o presidente se esforçou ao máximo e sou muito grato por isso. São muitos aspectos que envolvem esse retorno, e o amor pelo clube é o principal, é uma agremiação que tenho muito carinho, que sou extremamente grato por ter me formado para o mundo, não apenas no aspecto esportivo – declarou.
Sonho de voltar à Seleção?
Um dos fatores que contribuíram para o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco foi a possibilidade de voltar a ser convocado para a seleção brasileira. Ele abordou esse tema durante a coletiva.
– É sempre um sonho, não é? Tive o privilégio de vestir a camisa da seleção brasileira, conquistar títulos e disputar uma Copa do Mundo. Sempre será um sonho, porém, meu principal objetivo e, sendo sincero, é voltar ao Vasco, contribuir com o clube. Meu foco principal é esse, dar o meu melhor, me dedicar ao Vasco junto com meus companheiros, para alcançarmos nossos objetivos em conjunto – afirmou.
Philippe Coutinho será apresentado em um evento para os torcedores na manhã do próximo sábado, em São Januário. A expectativa é de que fique à disposição do técnico Rafael Paiva a partir da próxima partida do Brasileirão, contra o Atlético-GO.
Leia mais sobre a coletiva de apresentação de Coutinho:
Relação com a torcida
– Tenho um vínculo, como mencionei anteriormente, de afeto e respeito, é uma torcida extremamente apaixonada, diferente de todos os lugares por onde passei, e isso se reflete em todos os jogos, com o estádio lotado e o apoio constante. Retornar aqui para mim é um momento especial, poder jogar com um estádio cheio novamente é algo muito significativo, representa muito para mim, a torcida do Vasco.
Formação no Vasco
– Passei toda minha infância e adolescência aqui no Vasco, e deixo aqui toda minha gratidão por esse clube. Tive uma passagem breve na fase profissional aqui no Vasco e, agora, retorno com 32 anos, jovem ainda (risos), e espero participar de muitas conquistas que acredito que vamos alcançar dentro deste clube.
Como pretende auxiliar os jovens?
– Temos um elenco com jogadores experientes e jovens provenientes da base, que têm se destacado, desempenhando bem e contribuindo para a equipe conquistar pontos, como vimos nos últimos jogos. Creio que o mais importante é manter esse equilíbrio, e espero poder chegar para agregar, ajudar. Agora, como jogador mais experiente, em todos os lugares por onde passei, sempre tive alguém como exemplo que pôde me auxiliar, e talvez seja o momento de eu retribuir ajudando esses jovens, estou aberto a isso, disposto a contribuir com o desenvolvimento deles no que for necessário.
– Como mencionei, espero poder ajudá-los, se desejarem, com a minha contribuição, seja por meio de conversas, auxílio nos treinos, pois fui muito amparado, passei por grandes clubes onde sempre tive uma referência de um jogador mais experiente, e, muitas vezes, apenas uma conversa me deixava mais tranquilo, mais calmo, então espero também ser relevante na vida desses atletas, assim como houve jogadores que foram importantes para minha carreira.
Participação de Pedrinho no negócio
– O Pedrinho fez todos os esforços possíveis para que eu estivesse aqui hoje, já agradeci e agradeço novamente. Como mencionou, é alguém que ama o clube, que tem se dedicado para que o clube retorne e seja o que sempre foi. E eu também quero fazer parte disso.
Ansioso para reencontrar a torcida?
– Como mencionou, a ansiedade existia desde o início, todos os dias estava em contato com meus irmãos, para saber como estavam as coisas, pois também não estava tão envolvido assim, preferia focar apenas em jogar futebol e vestir a camisa, então sempre perguntava como estavam as coisas, se estava próximo ou não, enfim… Foi um período de muita expectativa, mas eu já me visualizava lá atrás vestindo essa camisa e, graças a Deus, hoje está tudo certo para poder vesti-la novamente, como estou fazendo agora, mas agora dentro de campo, representando lá dentro.
Desenvolvimento do Instituto Philippe Coutinho
– O Vasco é um clube peculiar, que se preocupa com a formação de pessoas e atletas. Cresci dentro do clube, estudei na escola do Vasco. Isso foi fundamental para meu crescimento, a escola ainda está lá, preciso fazer uma visita para ver como está. Gostaria, quando possível, de visitar a escola. Foi uma parte muito essencial em minha vida e com certeza me inspirou. O Instituto Philippe Coutinho em breve será inaugurado, é um sonho antigo meu e de minha família, poder colaborar com as pessoas, especialmente as crianças. Acreditamos muito na educação, no esporte, na cultura, é uma forma de retribuir à sociedade o que o futebol me proporcionou.
Nível do futebol brasileiro
– Altamente competitivo, não é mesmo? Todos os times, quantidade de jogos, intensidade. Sempre tive esse desejo, essa vontade de participar do Campeonato Brasileiro por isso. Acompanhei à distância, sempre que possível estava acompanhando o Vasco, às vezes os horários eram diferentes, os jogos iam até tarde e não dava, mas sempre torcia e acompanhava.
Como é voltar depois de tanto tempo?
– Certamente amadureci bastante, vivi experiências boas e outras nem tanto. Fez com que eu amadurecesse, o tempo passou. Lembro-me inclusive de ter me formado nesta sala. Uma das minhas formaturas na escola foi aqui. Esse simbolismo para as crianças é muito importante para mim, receber esse carinho. Os verdadeiros ídolos são eles, que conquistaram coisas com o clube. Tenho uma passagem breve no Vasco. Conquistei títulos fora do país, e por onde passei, sempre levei a bandeira do Vasco com muito respeito e amor. As crianças nos veem como espelho, então espero sempre agir de forma correta, ser exemplo para elas.
Fonte: ge