Protagonista do Vasco, que se destacou como semifinalista da Copa do Brasil e se afastou da zona de rebaixamento no Brasileirão, Philippe Coutinho vive seu momento mais significativo desde seu retorno ao clube no ano passado. Ele teve uma ótima performance na vitória por 3 a 1 contra o Bahia na última quarta-feira, somando seu 11º gol na temporada. O técnico Fernando Diniz elogiou seu desempenho e sugeriu que Coutinho merece estar na seleção brasileira para a próxima Copa do Mundo.
Durante a coletiva de imprensa, quando questionado sobre as possibilidades de Coutinho ser convocado por Carlo Ancelotti, Diniz afirmou:
– “Acho que ele se credencia cada vez mais para ser um nome para disputar uma Copa do Mundo. Ele leva uma vantagem porque não precisa ser testado. Ele se coloca nessa condição a cada jogo. Fez uma partida brilhante, marcou um gol e quase fez um golaço de falta. Tem se lesionado menos e, jogo a jogo, se torna um forte candidato a uma vaga na Copa do Mundo.”
Nos 40 jogos que disputou (39 como titular) até agora, Coutinho anotou 11 gols e ofereceu quatro assistências, totalizando 15 participações diretas em gols pelo Vasco em 2025. Este é seu melhor desempenho desde o período emprestado ao Bayern de Munique, na temporada 2019/2020, onde também obteve 11 gols e nove assistências.
A última vez que Coutinho foi convocado para a seleção brasileira ocorreu em junho de 2022, quando entrou na partida amistosa contra a Coreia do Sul e converteu um pênalti. Ele fez parte da maior parte do ciclo pré-Copa, mas, devido a uma lesão, não pôde participar do Mundial no Catar. Na época de sua convocação, ele defendia o Aston Villa, clube da Premier League, e encerrou a temporada 2021/22 com 19 jogos, cinco gols e três assistências.
“Ainda é um sonho”
Após a vitória sobre o Bahia, Coutinho compartilhou seus pensamentos sobre a possibilidade de retornar à seleção brasileira. Ele reconheceu que “ainda é um sonho”, porém enfatizou que seu principal foco no momento é o Vasco.
– “Claro que vestir a camisa da Seleção é um sonho. Tive a oportunidade de estar lá, foram anos incríveis e de muito aprendizado. Mas não é algo que eu estou pensando agora; meu foco é apenas em melhorar a cada jogo. Estou completamente concentrado em ser melhor do que fui na partida anterior”, concluiu.
Fonte: ge