O Morumbi será o cenário de um reencontro emocionante entre amigos e craques de uma geração, neste domingo, quando Santos e Vasco se enfrentam na 20ª rodada do Brasileirão. Essa partida marcará a primeira vez que Coutinho e Neymar se encontrarão em solo brasileiro.
Coutinho e Neymar, amigos de longa data, foram os principais astros da geração de 1992 do Brasil e compartilharam uma forte amizade que começou nas seleções de base. Eles jogaram juntos na seleção principal e foram titulares de Tite na Copa do Mundo de 2018.
– “Um reencontro muito bacana. Eu falei para ele (Neymar), quando voltou ao Brasil, que é um privilégio muito grande tê-lo aqui. A gente é amigo, mas, claro que quando a bola rolar no domingo, é cada um defendendo o seu. Vai ser um bom reencontro, a gente jogou junto bastante tempo”, disse Coutinho em entrevista à VascoTV.
Neymar e Coutinho, juntos no Mundial Sub-17 de 2009 — Foto: Jamie Mcdonald/Fifa/Getty Images
Até o momento, eles nunca se enfrentaram como profissionais jogando por Vasco e Santos. Coutinho começou sua trajetória no Vasco em 2009 e enfrentou o Santos apenas uma vez em 2010, antes de se transferir para a Inter de Milão. Naquela oportunidade, Neymar estava suspenso e não participou da goleada do Santos por 4 a 0 na Vila Belmiro. Entretanto, os dois se enfrentaram em diversas ocasiões nas categorias de base.
Em 2025, Neymar também não participou do jogo em que o Santos foi derrotado por 2 a 1 pelo Vasco, devido a uma lesão. Mas agora, Neymar, que vem de uma boa fase, espera-se que jogue após completar 90 minutos nas últimas seis partidas, e a expectativa é de que o reencontro entre amigos ocorra em solo brasileiro.
Já aconteceu em final de Champions League
Na Europa, o confronto entre Coutinho e Neymar ocorreu uma única vez – na final da Champions League. Na edição 2019/2020, eles se encontraram em lados opostos na decisão entre Bayern de Munique e Paris Saint-Germain.
Coutinho, emprestado ao Bayern, estava se recuperando em sua temporada na Alemanha, enquanto Neymar era a principal estrela do PSG, buscando o primeiro título da Liga dos Campeões para o clube. Na final realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, Neymar começou como titular, mas foi Coutinho quem acabou comemorando, ao entrar no segundo tempo e ajudar o Bayern a conquistar o título com uma vitória por 1 a 0.
Philippe Coutinho com a taça da Liga dos Campeões da Europa — Foto: Manu Fernandez/Pool via REUTERS
Fonte: ge