Desde o ano de 2012, a presença de jogadores brasileiros na disputa pela Bola de Ouro tornou-se escassa, desde que Neymar foi indicado pela primeira vez. Atualmente, quatro atletas que já receberam a indicação atuam no Campeonato Brasileiro. Confira a lista dos jogadores destacados na edição atual:
Troféu da Bola de Ouro — Foto: Yan Dobronosov/Global Images Ukraine via Getty Images
A cerimônia de 2025, onde o vencedor será revelado, acontecerá no dia 21 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O prêmio ‘Ballon D’Or’ é organizado pela revista France Football e pelo jornal L’Équipe.
Neymar – Santos
Neymar, que retornou ao futebol brasileiro, foi indicado ao prêmio em dez ocasiões. As duas primeiras indicações ocorreram enquanto ele estava no Santos, em 2011 e 2012.
Neymar durante coletiva da Bola de Ouro — Foto: Reprodução
Sua melhor colocação foi em 2015, após conquistar a Champions League pelo Barcelona, onde terminou a votação em 3º lugar, ficando atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo. No ano de 2011, Neymar foi premiado com o Prêmio Puskás pelo gol mais bonito da temporada.
Thiago Silva – Fluminense
Thiago Silva, zagueiro e integrante da seleção brasileira em três Copas do Mundo, também recebeu indicação para a Bola de Ouro. Em 2013, atuando pelo Paris Saint-Germain, ele foi incluído na lista de indicados e repetiu esse feito em 2014 e 2015.
Thiago Silva em 2013 pelo PSG — Foto: John Berry/Getty Images
Durante essa temporada, ele venceu a Copa das Confederações com o Brasil e conquistou a Ligue 1 com o PSG, iniciando uma era de dominância do clube francês, que não conquistava o título há 19 anos.
Coutinho – Vasco da Gama
Philippe Coutinho, atualmente no Vasco, também foi indicativo à Bola de Ouro em 2017 enquanto jogava pelo Liverpool. Embora a equipe não tenha conquistado títulos na temporada 2016/17, Coutinho se destacou como um jogador fundamental sob o comando de Jürgen Klopp.
Philippe Coutinho Liverpool Everton — Foto: Peter Byrne / AP
Naquela temporada, Coutinho participou de 36 jogos, marcando 14 gols e fornecendo 10 assistências, finalizando na 29ª posição na Bola de Ouro, empatado com Dries Mertens, jogador do Napoli na época.
Jorginho – Flamengo
Jorginho, o último jogador do Brasileirão indicado à Bola de Ouro 2025, quase levou o prêmio em 2021 ao ser campeão da Champions League com o Chelsea e também da Eurocopa com a Itália, conquistando a 3ª posição na votação, atrás de Messi e Lewandowski.
Jorginho com a taça da Liga dos Campeões Champions — Foto: Reprodução/Instagram
Na temporada 2020/21, ele disputou 43 partidas, anotando oito gols e registrando duas assistências, totalizando 460 pontos na votação da Bola de Ouro.
Fonte: ge