Após 31 rodadas no Campeonato Brasileiro, apenas dois jogadores se mantêm intocáveis no Vasco. Além do goleiro Léo Jardim, Lucas Piton é o único jogador titular absoluto do time.
O defensor da ala esquerda sofreu apenas uma ausência no Brasileirão: devido a uma suspensão pelo terceiro cartão amarelo, ele não pode jogar na derrota para o Cruzeiro, em 8 de julho.
Fora esse jogo, Piton não teve problemas de lesão e também nunca foi substituído. Independentemente de estar sob o comando de Maurício Barbieri ou Ramón Díaz, o lateral iniciou nos 30 jogos em que atuou no campeonato. Apenas em duas ocasiões ele foi substituído, contra o Atlético-MG, no primeiro turno, e contra o Red Bull Bragantino.
Acima de Piton, apenas o goleiro Léo Jardim, que foi titular nas 31 partidas do Vasco.
Essa conquista se deve à regularidade de Lucas Piton, que tem desempenhado consistentemente e é frequentemente elogiado pelos torcedores. O lateral já fez três assistências no campeonato. Veja os números:
- 18 chutes no gol
- 3 assistências
- 41 roubadas de bola
- 9 dribles
- 6 faltas sofridas
- 40 faltas cometidas
- 4 cartões amarelos
- 1.110 passes certos
- 331 passes errados
Além das boas atuações, outro fator que contribui para a posição incontestável de Piton é a falta de concorrência no Vasco. O reserva é Jefferson, que chegou por empréstimo do Atlético-GO, mas ainda não estreou. Quando Piton foi suspenso, Ramón Díaz preferiu improvisar Léo na lateral.
O zagueiro, inclusive, era outro jogador intocável no Vasco, mas sua situação mudou na última rodada. Contra o Cuiabá, Léo perdeu seu lugar para Maicon e começou no banco de reservas. O camisa 3 participou de 29 jogos no Brasileirão, sendo titular em 28 deles.
O atacante Gabriel Pec também disputou o mesmo número de jogos (30) no campeonato como Piton. No entanto, ele não tem a mesma condição incontestável do lateral e foi titular em apenas 22 oportunidades. Ambos estarão em campo nesta segunda-feira, às 19h, quando o Vasco enfrenta o Botafogo em São Januário.
Fonte: ge