O técnico Dorival Júnior marcou presença no Maracanã no último sábado para acompanhar o clássico entre Fluminense e Vasco. O treinador da Seleção Brasileira foi ao estádio junto com Rodrigo Caetano, que atualmente assume o cargo de coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas.
A presença da dupla em jogos, tanto no Brasil quanto no exterior, ao longo deste ano, tornou-se recorrente. Isso se deve ao fato de que o treinador pretende seguir uma agenda para assistir a uma quantidade significativa de partidas ‘in loco’ até a convocação da Seleção Brasileira para a Copa América. A Agência RTI Esportes apurou que Dorival Júnior compareceu ao estádio com o intuito de avaliar o desempenho do lateral-esquerdo Lucas Piton, do Vasco da Gama.
Concorrência com a Seleção Italiana
Lucas Piton, de 23 anos, se destaca como um dos principais jogadores do Vasco nesta temporada. O clube recentemente renovou o contrato do lateral esquerdo, reconhecendo nele o maior potencial de venda na próxima janela de transferências. Outro ponto a ser considerado é que Lucas Piton possui dupla cidadania italiana.
No ano passado, o Vasco foi informado pela Federação Italiana de Futebol que o jogador estava na lista de pré-convocados para a Data FIFA do mês de junho, para os jogos contra Espanha e Holanda pela Liga das Nações. Ele obteve o passaporte italiano em 2021.
Lucas Piton tem chamado a atenção da Federação Italiana desde sua atuação nas categorias de base do Corinthians, e a CBF teme perdê-lo para a seleção italiana. Dorival Júnior demonstra grande interesse no futebol do lateral do Vasco da Gama, recebendo constantes informações sobre o jogador. É válido ressaltar que na última convocação da Seleção Brasileira, o treinador convocou Ayrton Lucas, do Flamengo, e Wendel, do Porto de Portugal.
Flamengo pode contribuir para Lucas Piton
Outro fator que pode favorecer a convocação de Lucas Piton é a política de limite de jogadores por clube no futebol brasileiro adotada por Dorival Júnior. Nesse sentido, o Flamengo poderia colaborar com seu grande rival. Além de Ayrton Lucas e Fabricio Bruno, recentemente convocados, o treinador também considera a possibilidade de convocar o atacante Pedro.
Dentre os três jogadores, Ayrton Lucas seria o mais fácil de ser substituído. Isso porque Pedro é reconhecido como um dos melhores atacantes do futebol brasileiro, sendo admirado por Dorival Júnior, com quem teve uma ótima relação profissional. Fabricio Bruno foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, apresentando uma atuação segura e recebendo excelentes avaliações internas.
Léo Jardim recebe elogios
Apesar de ter deixado uma boa impressão, o goleiro Léo Jardim dificilmente fará parte do grupo para a Copa América. Vale destacar que o goleiro do Vasco da Gama só foi convocado devido ao corte de Ederson (Manchester City). A tendência é que a seleção brasileira conte com Ederson, Alisson e Bento nos Estados Unidos.
Dessa forma, Lucas Piton seria o único representante do Vasco na lista de convocados de Dorival Júnior. O lateral-esquerdo sempre esteve ciente do interesse da seleção italiana, e já se manifestou sobre o tema. A CBF não cogita a possibilidade de ouvir uma negativa do jovem jogador.
“Sou brasileiro e tenho essa possibilidade de ser convocado pela seleção italiana, mas meu objetivo é a equipe brasileira. Não descarto a possibilidade de jogar pela Itália”, afirmou Piton em fevereiro deste ano.
Dos jogadores que estiveram em campo na partida vencida pelo Fluminense por 2 a 1, o volante André (Fluminense) e o goleiro Léo Jardim (Vasco) já foram convocados pelo treinador. Assim, a dupla participou dos amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Fonte: RTI Esporte