Prefeitura avaliará a ampliação do VLT até São Januário.

Edu Canellas ✠ @Vascanellas
⚠️ A HORA DO VASCO – Prefeitura do Rio analisa a possibilidade de estender o VLT até São Januário

A proposta de extensão do VLT para as proximidades de São Januário ganhou novos avanços. Em uma reunião realizada na última terça-feira (03/12) na sede da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, afirmou que a Prefeitura do Rio analisará a viabilidade de levar o VLT até São Januário no contexto dos estudos em andamento para expandi-lo até São Cristóvão.

Estiveram presentes no encontro o 2º vice-presidente do Vasco, Renato Britto, o secretário Osmar Lima e o vereador Pedro Duarte (Novo), responsável pelo ofício que sugere a ampliação do trajeto.

Projeto em fase preliminar

De acordo com o secretário, o projeto de extensão do VLT até São Cristóvão se encontra em uma fase inicial, com estudos de custos ainda em andamento e sem um traçado definido. A contratação deverá ocorrer por meio de um aditivo ao contrato atual do VLT, sendo que não há uma estimativa oficial de gastos até o momento.

Osmar Lima ressaltou que está “ciente e atento” ao pedido de levar o modal até São Januário e que essa proposta será analisada em conjunto com o estudo original.

Apoio do Vasco e da Câmara

Renato Britto e Pedro Duarte enfatizaram a necessidade de introduzir um novo modal de transporte na região. Destacaram que parte dos recursos obtidos com a venda do potencial construtivo da Operação Urbana de São Januário poderia financiar a proposta.

Esse tema ganhou relevância após o anúncio da Prefeitura, que estuda a extensão do VLT até São Cristóvão, com um percurso de 5,2 km a partir do Terminal Gentileza. O plano atual prevê que o ponto final fique a cerca de 900 metros do estádio, enquanto a sugestão de Duarte visa encurtar essa distância para aproximadamente 400 metros de São Januário e também incluir o Mercado Municipal (Cadeg).

Base legal recente

A viabilidade da expansão do modal foi facilitada pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 56/2025, que autoriza o município a implantar VLT/VLP na região do Porto por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Além disso, a Lei Complementar 267/2025 ampliou a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) do Porto, incluindo o bairro de São Cristóvão.

Dessa forma, a extensão até São Januário torna-se oficialmente parte das opções que a Prefeitura irá considerar.

Com @linniker_vasco, @leonardobaran


Fonte: X do jornalista Edu Canellas/A hora do Vasco