Depois de dois meses de competição, o Campeonato Nacional Brasileiro de 2024 se aproxima da nona rodada, com a disputa por posições na tabela intensificando. A torcida já começa a vislumbrar se terá motivos para sonhar com o título no próximo semestre ou se estará preocupada com o rebaixamento. Para auxiliar os torcedores a acompanharem suas equipes e os adversários, O GLOBO apresenta hoje a Bola de Cristal do Brasileirão, uma ferramenta que calcula as probabilidades de cada equipe se consagrar campeã, garantir um lugar na Libertadores ou ser rebaixada para a Série B.
A edição de 2024 da calculadora, aliada dos apaixonados por futebol nas últimas três temporadas do campeonato, recebeu uma nova interface e navegação simplificada. Com um simples clique, é possível acessar a tabela completa do Brasileirão, contendo todos os jogos (datas, horários e locais) até a 38ª rodada – e compará-la com as tabelas dos dois anos anteriores. Os torcedores também podem verificar as probabilidades de vitória, empate ou derrota de seu time no próximo jogo.
Os dados utilizados como base para a ferramenta do GLOBO são fornecidos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha com probabilidades no futebol há quase duas décadas. O professor Gilcione Nonato Costa explica o método de cálculo desses números:
— O método consiste em estimar os desempenhos de cada equipe, tanto jogando em casa quanto fora, com base nas partidas realizadas. Esses desempenhos são projetados para as rodadas futuras através de milhões de simulações. Ou seja, as simulações são feitas com base no que cada time demonstrou até aquele momento. Em seguida, é contabilizado quantas vezes cada time se consagrou campeão, se classificou para a Libertadores/Sul-Americana ou se rebaixou, e esse número é dividido pela quantidade total de simulações. Isso nos fornece a probabilidade de cada cenário.
Gilcione ressalta, no entanto, que é importante não confundir probabilidade com previsão, ou seja, ela não indica algo que acontecerá com certeza.
— Quando afirmamos que a probabilidade de um time se sagrar campeão é de 90% ou mais, como foi o caso do Botafogo em 2023, não estamos dizendo que ele já é o campeão. Na verdade, estamos fazendo uma avaliação da situação, pois as probabilidades projetam o que pode acontecer com base nos jogos realizados – explica o matemático: – No caso do Botafogo em 2023, a avaliação era de que, se o time mantivesse um desempenho mínimo no segundo turno, seria campeão com antecedência. No entanto, o Botafogo teve uma queda no rendimento no returno, permitindo que o Palmeiras se consagrasse como campeão. Probabilidade não é uma previsão, mas sim uma avaliação da situação.
Os números ao término da oitava rodada do Campeonato Brasileiro refletem o bom momento das equipes no G4. Flamengo, Bahia, Botafogo e Athletico-PR são os únicos com mais de 10% de chances de conquistar o título. Curiosamente, porém, a classificação apresenta mudanças. O Bahia, atualmente em segundo lugar na tabela, está com mais chances do que o Flamengo. Já o Botafogo, em terceiro, é o último integrante do G4 nas probabilidades. No lado oposto da tabela, seis times possuem menos de 1% de probabilidade de levantar a taça.
Com muitos jogos adiados, sete dos 20 times do campeonato ainda não completaram oito partidas nas oito primeiras rodadas. A Bola de Cristal também auxilia a compreender a situação de cada equipe com uma tabela irregular. Um exemplo claro disso é a luta contra o rebaixamento. O Criciúma, por exemplo, está em 17º na tabela, dentro da zona de rebaixamento, mas tem dois jogos a menos. Dessa forma, nas probabilidades de rebaixamento, ele é apenas o sétimo com maior chance de cair: 28,9%. Na parte de cima da tabela, porém com mais chances de disputar a Série B em 2025, encontram-se os gigantes Corinthians (41,5%), Fluminense (40,7%) e Vasco da Gama (40,2%).
Fonte: Agência O Globo