A passagem do Vasco para as oitavas de final da Copa do Brasil, com triunfo nos pênaltis diante do Fortaleza, teve como destaques nomes como Vegetti, Payet e Léo Jardim. No entanto, foi um momento significativo para Puma Rodríguez, que voltou a ter oportunidades na equipe após um período de dois meses sem sequer ser relacionado.
O lateral-direito entrou no segundo tempo, quando a partida ainda se encontrava 2 a 1 para o Fortaleza. Atuando como um ponta, ele foi fundamental para a melhora de desempenho do Vasco, que virou o jogo. Ele foi o responsável pela assistência para o segundo gol vascaíno, marcado por Vegetti – em um belo cruzamento com a perna esquerda.
Nas cobranças de pênaltis, Puma também converteu com sucesso a quarta tentativa do Vasco, com uma batida segura que deslocou o goleiro João Ricardo.
– Já tínhamos conversado que esta semana nos traria muitas informações sobre os jogadores. Puma tem treinado muito bem, é um atleta versátil, sendo utilizado como lateral, ala e ponta. Possui uma grande variedade de recursos no ataque, com destaque para seu cruzamento e finalização. É um jogador extremamente técnico. O levamos nas últimas convocações pois sabíamos que a qualquer momento poderíamos utilizá-lo, e ele correspondeu muito bem – afirmou o interino Rafael Paiva em entrevista coletiva após o jogo.
Desprezado pelo técnico Ramón Díaz, o uruguaio ficou dois meses sem ser incluído nas partidas: sua última aparição havia sido na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu, em 10 de março. Posteriormente, só voltou a ser relacionado frente ao Vitória na semana passada, pela sexta rodada do Brasileirão.
Paulo Henrique vinha sendo o titular na lateral direita, enquanto os zagueiros Rojas e João Victor também foram improvisados na posição.
Nova liderança, novas perspectivas
A chegada de Álvaro Pacheco e sua comissão técnica pode representar uma nova oportunidade para jogadores que vinham sendo pouco utilizados, como Puma Rodríguez.
João Victor atuou improvisado na lateral nos últimos jogos e deixou boa impressão defensivamente pela direita, porém com pouca contribuição no ataque. Já Paulo Henrique, que encerrou a temporada 2023 em alta, perdeu espaço recentemente.
“Ele possui vasta experiência e um histórico notável, o que merece todo o respeito. Tenho certeza de que ele irá se recuperar. É um jogador muito experiente, maduro e dedicado, e a resposta virá em campo”, complementou Paiva na terça-feira.
Após a classificação contra o Fortaleza, o Vasco terá dois dias de folga e retornará aos treinos na próxima sexta-feira para se preparar visando o próximo compromisso no ano: o clássico contra o Flamengo, em 2 de junho, pelo Brasileirão.
Fonte: ge