Ramón Díaz e Rafael Paiva foram os responsáveis por salvar o Vasco do rebaixamento nas últimas duas temporadas; recorde!

Ao final da 18ª rodada, o Vasco retornou à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, situação confirmada pela vitória do Santos sobre o Juventude por 3 a 1, na noite desta segunda-feira.

Desde que voltou para a Série A, o time de São Januário tem lidado com a pressão em relação ao Z-4 nas três temporadas, no entanto, fatores positivos contribuíram para evitar o rebaixamento nos últimos dois anos. Como, então, o Vasco se encontrava nesta etapa da competição em 2023 e 2024? Quais mudanças influenciaram seu desempenho?

Contratações de urgência e Ramón Díaz em 2023

Ramón Díaz bate na mesa e garante: “O Vasco não vai cair”

Com esperanças renovadas após o início da SAF e os investimentos da 777 Partners, o clube atravessou um período angustiante no Brasileiro, passando mais da metade do torneio na zona de rebaixamento, conseguindo se salvar apenas na última rodada.

Antes da 18ª rodada, o time contava com apenas nove pontos na tabela e um jogo a menos. Ao todo, o Vasco esteve no Z-4 em 24 das 38 rodadas do torneio.

Diante dessa situação crítica, o clube promoveu contratações urgentes, focando em jogadores experientes. Medel, Vegetti, Maicon, Payet e Paulinho foram essenciais para reverter o clima em São Januário e trazer resultados positivos.

Medel e Vegetti foram fundamentais para reação do Vasco em 2023 — Foto: Leandro Amorim / VascoMedel e Vegetti foram fundamentais para reação do Vasco em 2023 — Foto: Leandro Amorim / Vasco

Um exemplo claro da transformação foi Vegetti, um centroavante inicialmente contestado pela torcida, que marcou em sua estreia contra o Grêmio e nunca mais saiu do time titular, terminando a competição com 10 gols em 21 jogos.

Payet também teve um momento marcante ao marcar um golaço de falta contra o América-MG, aos 48 minutos do segundo tempo, homenageando Roberto Dinamite ao apontar para o emblema na camisa.

Aos 48 min do 2º tempo – gol de falta de Dimitri Payet do Vasco contra o América-MG

Com o lema “No va a bajar”, o técnico argentino supervisionou o time em 24 partidas no Brasileiro, conquistando 10 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, totalizando 36 dos 72 pontos disponíveis, o que representa um aproveitamento de 50%. O time garantiu 45 pontos na última rodada com uma vitória sobre o Bragantino.

A boa sequência com Rafael Paiva em 2024

Em 2024, o susto com o Z-4 chegou mais cedo, mas foi dissipado com relativa tranquilidade. Ramón Díaz saiu após a derrota de 4 a 0 contra o Criciúma, na 4ª rodada.

Álvaro Pacheco tornou-se o novo técnico em 19 de maio, mas sua passagem foi breve, com quatro jogos que incluíram uma derrota histórica de 6 a 1 para o Flamengo.

Álvaro Pacheco em Vasco x Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIFÁlvaro Pacheco em Vasco x Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Com três derrotas e um empate, a passagem do português terminou após a derrota para o Juventude na 10ª rodada, deixando o Vasco em último na zona de rebaixamento, com apenas sete pontos.

Rafael Paiva, o técnico do sub-20, assumiu o time na rodada seguinte contra o São Paulo, trazendo um novo ânimo ao grupo, que emplacou bons resultados e alcançou uma fase tranquila no campeonato, vislumbrando até uma vaga na Pré-Libertadores.

No mesmo período do ano anterior, o Vasco estava em 12ª posição com 23 pontos na 18ª rodada. Sob o comando de Paiva, em 35 partidas, foram 13 vitórias, 10 empates e 12 derrotas.

Rafael Paiva em Vasco x Internacional — Foto: Jorge Rodrigues/AGIFRafael Paiva em Vasco x Internacional — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Com Paiva, o Vasco chegou à semifinal da Copa do Brasil, mas acabou eliminada pelo Atlético-MG e o treinador foi dispensado em novembro devido a quatro derrotas consecutivas no Brasileiro.

As últimas três partidas da equipe foram comandadas de forma interina por Felipe Loureiro, encerrando a competição em 10º lugar, com 50 pontos, longe do rebaixamento.

E agora?

Atualmente, o Vasco se encontra novamente entre os quatro últimos do Brasileiro, mas possui dois jogos a menos que a maioria dos adversários, contra Juventude e Bahia. O time soma 15 pontos, tendo sido ultrapassado pelo Santos nesta rodada.

Antes de retornar ao foco do Campeonato Brasileiro, a equipe enfrenta um importante desafio na Copa do Brasil nesta quinta-feira contra o CSA, em São Januário, para o segundo jogo das oitavas de final, após o empate em 0 a 0 na partida de ida. Em um novo empate, a decisão será nos pênaltis.

O próximo compromisso do Vasco no Brasileiro se dará no domingo contra o Atlético-MG, às 16h (horário de Brasília), em São Januário.

Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.