Além de Ramón Díaz, seu auxiliar técnico e filho, Emiliano Díaz, e toda a comissão técnica deixam o clube. Apesar da expectativa por um comunicado do CEO Lúcio Barbosa em São Januário, o clube optou pelo silêncio neste momento.
Ramón Díaz foi demitido ou solicitou demissão?
Segundo apuração da Trivela, Ramón Diaz comunicou sua saída imediatamente após a partida deste sábado. Ao chegar ao vestiário, reuniu a comissão técnica, os jogadores e o gerente de futebol Clauber Rocha para informar sua decisão de deixar o clube. O CEO da SAF, Lúcio Barbosa, não estava presente. Com a solicitação de demissão de Ramón Díaz, o clube anunciou em seguida a saída do técnico e de Emiliano Díaz no Twitter.
Porém, em pronunciamento na sala de imprensa de São Januário, Ramón e Emiliano Díaz afirmaram terem sido dispensados via Twitter. Ambos não responderam perguntas dos jornalistas.
– Gostaria de expressar gratidão a todos do Vasco. Fizemos história no primeiro torneio que disputamos aqui. É um momento difícil, não esperávamos finalizar dessa maneira. Sempre haverá um vascaíno aqui, é um clube gigante. Não gostei do desfecho. Acredito que merecíamos outro tipo de respeito. Não ser demitido pelo Twitter, pois contribuímos muito para o Vasco. Assim é o futebol – afirmou Emiliano Díaz.
– Agradeço a todos os vascaínos. Não esperávamos ser demitidos pelo Twitter. Merecíamos algo diferente. Conversei com os jogadores, devo agradecer pelo carinho que recebi. Certamente, nos encontraremos em algum momento. Apenas tenho que agradecer o carinho que recebemos no Brasil – completou Ramón Díaz.
Com essa disputa pela narrativa sobre a saída de Ramón Díaz e Emiliano Díaz, também surge uma disputa pela rescisão contratual. A dupla da comissão técnica deve contestar o valor da multa alegando demissão, enquanto o Vasco argumenta que os dois pediram demissão.
Como foi a passagem de Ramón Díaz pelo Vasco
Ramón Díaz estava no Vasco desde julho de 2023. Chegou ao clube no final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro e foi fundamental para evitar o rebaixamento do time para a Série B. Nesta temporada, contudo, o técnico encontrou dificuldades para desenvolver seu trabalho no clube e se incomodou com questões internas, como a falta de reforços e problemas no processo de contratações da SAF, comandada pela 777 Partners.
No total, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 partidas, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, resultando em um aproveitamento de 50%. Nesse período, no início de 2024, o Cruz-Maltino foi dirigido por William Batista, treinador do sub-20, em mais dois jogos, enquanto Ramón Díaz estava com a equipe principal na pré-temporada, no Uruguai.
Quem assumirá o Vasco no lugar de Ramón Díaz?
Ao anunciar a saída de Ramón Diaz, o Vasco confirmou que Rafael Paiva, treinador do sub-20, assumirá a equipe de forma interina. Na próxima quarta-feira (1), o Cruz-Maltino enfrentará o Fortaleza no Castelão, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil.
Fonte: Trivela