Ele é, de longe, o atleta formado na base do clube com mais tempo em campo este ano. Para efeito de comparação, Erick Marcus, o único outro jogador revelado em São Januário que atuou contra o Tricolor, acumula 129 minutos.
Com esse desempenho, Rayan, que marcou um gol nesta temporada, está se tornando novamente uma opção para a posição do lado direito do campo. Nos últimos jogos do Brasileirão, ele entrou no lugar de Rossi, demonstrando ser a segunda opção para jogar como ponta pela direita no atual momento. Adson, que também joga pelo mesmo lado, substituiu David (ponta-esquerda) nas duas partidas em que entrou em campo.
Rayan teve participação importante no gol de empate contra o Red Bull Bragantino, mesmo com a derrota posterior. Ele avançou pela direita e contribuiu para uma jogada em conjunto com David e Vegetti, resultando no gol do argentino.
As mudanças coincidem com a ausência de Dimitri Payet, que costuma atuar mais pelo lado esquerdo do campo. A presença do francês no jogo contra o Criciúma no último sábado (27) ainda não é confirmada.
E quanto aos demais jogadores?
Os jogadores mais próximos de Rayan em minutos jogados são o lateral-esquerdo Leandrinho e o volante Rodrigo, que não entraram em campo desde janeiro. Enquanto o lateral atuou por 180 minutos, o camisa 5 participou de 162.
Em seguida, aparece Matheus Julião, outro lateral-esquerdo, na quarta posição entre os mais atuantes: 135 minutos. Erick Marcus fica em quinto. Após acumular 740 minutos em 2023, o camisa 16 perdeu espaço com Ramón Díaz.
Antes de entrar em campo e jogar o segundo tempo inteiro contra o Fluminense, o jogador de 20 anos ficou 56 dias sem ser relacionado. Sua última partida havia sido contra o Nova Iguaçu, em janeiro, pela quinta rodada do Campeonato Carioca.
Apesar de ocupar apenas a nona posição na lista, o jovem JP, ao lado de Rayan e Erick Marcus, é o único jogador da base que integra a equipe no Brasileirão. Ele atuou por 16 minutos contra o Grêmio na estreia e recebeu elogios, sendo incluído entre os relacionados nos dois jogos seguintes.
Relação dos jogadores da base com mais tempo em campo em 2024*
- Rayan (PD) – 400
- Leandrinho (LE) – 180
- Rodrigo (VOL) – 162
- Matheus Julião (LE) – 135
- Erick Marcus (PE) – 129
- Lucas Eduardo (MEI) – 33
- Guilherme Estrella (ATA) – 24
- Paulinho Babilônia (LD) – 21
- JP (MEI) – 16
- Léo Jacó (ATA) – 10
- Victão (ZAG) – 8
*Dentre os jogadores que ainda permanecem no clube. Zé Vitor, Halls, Miranda, Cauan Barros e Cauã Paixão já atuaram, mas estão emprestados.
Fonte: Jogada 10