Recuperação judicial pode impedir que Vasco enfrente proibição de transferências da FIFA.

Lucas Pedrosa @pedrosa
A COBRANÇA DO NEWELL’S OLD BOYS NA FIFA PODE RESULTAR EM UM TRANSFERBAN?

#CanaldoPedrosa investigou:

O clube argentino está exigindo 2,6 milhões de dólares pela venda do volante Sforza, em fevereiro de 2024, enquanto o Vasco estava sob a gestão da 777 Partners. O Newell’s Old Boys informou que acionou a FIFA nesta quarta-feira (28) para que a cobrança seja executada.

No entanto, o Vasco é um clube que atualmente está em Recuperação Judicial, o que significa que está sob a jurisdição brasileira. De maneira geral, a FIFA respeita a legislação do Brasil. A entidade máxima do futebol analisa cada situação de forma individual, formando um painel com juízes de todo o mundo para avaliar cada caso.

O VASCO ESTÁ A SALVO DO TRANSFERBAN?

A princípio, acredita-se que a FIFA deve seguir a legislação e, com a dívida em Recuperação Judicial, não notificar o clube para isso. Contudo, não se pode afirmar com certeza que o Vasco está completamente protegido. Há casos em que, mesmo com a análise da FIFA, pode haver notificação de transferban. Se isso acontecer, o Vasco precisará solicitar autorização ao plano de credores da Recuperação Judicial para poder quitar essa dívida individualmente, evitando assim restrições nas transferências durante a janela.

EM RESUMO: o primeiro passo é aguardar a avaliação da FIFA, entender qual será a decisão e agir conforme necessário. Quando a notificação de transferban ocorre ANTES da Recuperação Judicial, a FIFA geralmente não a aceita. Contudo, no caso do Vasco, como a notificação do clube argentino acontecerá após a recuperação já em andamento, espera-se que a FIFA respeite a legislação brasileira e que a dívida seja quitada dentro da Recuperação Judicial.

Está claro agora?

Fonte: X do jornalista Lucas Pedrosa/SBT