O Vasco da Gama faz sua estreia na Copa do Brasil 2025 nesta terça-feira à noite, enfrentando o União Rondonópolis, em Cariacica. Esta será a 34ª participação do clube nesta competição. O time carioca busca manter o seu recorde de nunca ter sofrido uma eliminação na fase inicial do torneio.
A trajetória vascaína na Copa do Brasil inclui uma conquista em 2011, além de várias campanhas que foram até as semifinais e algumas eliminações antecipadas. O ge revisita os feitos e momentos emblemáticos do clube desde a sua estreia na Copa do Brasil, em 1989.
FaseNº de campanhasTítulo1Final2Semifinal7 Quartas de final5 Oitavas de final12 Quarta fase2 Terceira fase1 Segunda fase4Título em 2011
O ano de 2011 foi o ápice do Vasco na competição, quando conquistou o título em uma campanha que ficou na memória do torcedor. Foram 11 partidas, com cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota – essa ocorreu em um emocionante jogo de volta da final contra o Coritiba, que terminou 3 a 2 a favor dos paranaenses, mas que garantiu o troféu ao Vasco.
Reviva todos os gols do Vasco na Copa do Brasil 2011
Sob o comando do treinador Ricardo Gomes, o Vasco iniciou a sua jornada com uma artesanal goleada de 6 a 1 sobre o Comercial-MS, na fase inicial. Esse permanece como o melhor início de torneio do clube até hoje. Depois, o Gigante da Colina superou o ABC (segunda fase), Náutico (oitavas), Athletico-PR (quartas) e Avaí (semifinal).
Na grande decisão, o adversário foi o Coritiba de Marcelo Oliveira, que surpreendeu ao chegar até a final. Em São Januário, o “Trem-Bala da Colina”, como era carinhosamente chamado, venceu o jogo de ida por 1 a 0, com um gol de Alecsandro.
Eder Luis comemora o gol do Vasco contra o Coritiba na final da Copa do Brasil — Foto: Agência Estado
O jogo de volta foi repleto de emoção no Couto Pereira, que estava lotado. Alecsandro abriu a contagem, mas o Coritiba virou ainda na primeira etapa, com gols de Bill e Davi. No segundo tempo, Eder Luís aliviou a pressão para o Vasco com um belo chute de fora da área, que acabou escapando das mãos do goleiro Edson Bastos, aos 12 minutos. O time paranaense voltou a ficar na frente com o gol de Willian, aos 21 minutos.
Com muitas dificuldades, o Coritiba não conseguiu furar a defesa sólida formada por Dedé e Anderson Martins, e o Vasco garantiu o título na base do critério de gols fora de casa.
Um vice e sete semifinais
O Vasco alcançou a final da Copa do Brasil em duas ocasiões. Além da conquista de 2011, o clube também ficou com o vice-campeonato em 2006, quando enfrentou o Flamengo. O time passou por Botafogo-PB, Iraty, Criciúma, Volta Redonda e Fluminense, mas perdeu nos dois jogos da decisão: 1 a 0 na ida e 2 a 0 na volta, ambos no Maracanã.
Além disso, o clube tem no currículo sete semifinais: 1993, 1994, 1995, 1998, 2008, 2009 e 2024. A última semifinal, ainda muito presente na memória da torcida, aconteceu no ano passado, quando o time, sob a orientação de Rafael Paiva, foi eliminado pelo Atlético-MG, com uma derrota por 2 a 1 na ida e um empate em 1 a 1 em São Januário.
Vasco x Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético
Eliminações precoces
O Vasco experimentou eliminações precoces em quatro ocasiões, saindo da Copa do Brasil logo na segunda fase em 2004, 2007, 2022 e 2023.
Em 2004, a equipe de Valdir Bigode, Beto e do goleiro Fábio empatou em 1 a 1 com o XV de Novembro no jogo de ida, no Rio Grande do Sul. Porém, o pequeno clube gaúcho surpreendeu e impôs ao Vasco sua primeira eliminação nesse estágio do torneio. Dauri foi o protagonista com três gols no segundo tempo.
Em 2007, o time foi derrotado pelo Gama logo no começo do torneio. Sob a liderança de Renato Gaúcho, o Vasco contava com Romário em busca do milésimo gol; ele estava com 998 quando empatou 2 a 2 no jogo de ida. No retorno, no Maracanã, o Vasco sofreu um gol no início e, mesmo com Renato empatando, uma cobrança de falta nos acréscimos garantiu a classificação do Gama.
Gabriel Pec Juazeirense x Vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
Em 2022, o Vasco enfrentou o Juazeirense e foi eliminado nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal. Os baianos converteram todas as cobranças, enquanto Nenê e Anderson Conceição perderam a chance de manter o time na disputa.
Finalmente, em 2023, o Vasco foi eliminado novamente, desta vez pelo ABC. Após um empate sem gols em São Januário, as equipes foram para os pênaltis, onde o Vasco perdeu por 6 a 5. Naquela ocasião, Pedro Raul e Orellano também pecaram nas cobranças.
O Vasco e o União Rondonópolis se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela primeira fase da Copa do Brasil. Com as regras atuais, não há mais vantagem de empate para o visitante nas duas primeiras fases da competição. Assim, em caso de empate, a decisão será nas penalidades.
Fonte: ge