A expulsão do goleiro Léo Jardim, durante o jogo entre Internacional e Vasco, no último domingo (27), gerou grande surpresa na comentadora de arbitragem da ESPN, Renata Ruel.
No 40º minuto do segundo tempo, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza interpretou que Léo Jardim estava retardando o jogo ao solicitar atendimento médico, resultando na aplicação do segundo cartão amarelo — o primeiro também foi por este motivo. Logo depois, Carbonero conseguiu empatar para o Internacional.
Renata Ruel comentou que não se recorda de ter presenciado uma expulsão dessa natureza e criticou a decisão de Flávio Rodrigues de Souza. Para ela, o árbitro “não pode determinar se a lesão é grave ou não”.
“A regra afirma que, se um jogador tiver uma lesão leve, o árbitro pode permitir que a partida prossiga se a bola estiver em jogo e, posteriormente, conferir a situação do atleta. Nos cursos de arbitragem, os instrutores enfatizam: o árbitro não é médico, não é capaz de avaliar a gravidade da lesão. Se o jogador precisar de atendimento, por mais que você presuma que não esteja machucado, deve contabilizar esse tempo nos acréscimos”, explicou Ruel.
“A regra 12 refere-se a retardar o jogo e à conduta antidesportiva. O que acontece geralmente é que os árbitros aplicam cartões amarelos por atrasar o reinício do jogo, mas não quando um jogador solicita atendimento médico. Isso é extremamente raro; não sei se já vi algo semelhante. Existem outras maneiras de retardar o jogo, como enrolar ou atrasar a cobrança de uma falta”, complementou.
“A arbitragem deve revisar seus critérios. Essa situação ocorre repetidamente em diversas partidas. Se for um novo critério e os árbitros decidirem adotá-lo, podemos discutir, mas é algo sem precedentes. Os jogadores também precisam mudar sua atitude de fazer cera e atrasar o ações do jogo”, finalizou.
Com o empate no Beira-Rio, o Vasco saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão, igualando em pontos com o Santos (15), mas superando-o no saldo de gols (-4 contra -6).
Léo Jardim mereceu a expulsão? Renata Ruel analisa a polêmica em Inter x Vasco e afirma: ‘Árbitro não é médico’
O goleiro recebeu um segundo cartão amarelo e, consequentemente, um cartão vermelho, ao término da partida contra o Colorado no Beira-Rio.
Fonte: ESPN