Renato Gaúcho foi o técnico que exerceu o cargo por mais tempo no Vasco durante o século XXI.

Renato Gaúcho se posiciona como a principal escolha do Vasco para assumir o comando técnico e pode iniciar sua terceira participação no clube na próxima temporada. O técnico, que tem uma reunião agendada com a diretoria vascaína na próxima semana, já comandou a equipe em duas ocasiões: de 2005 a 2007 e novamente em 2008.

Sua primeira passagem no Vasco foi a mais duradoura de um técnico no século XXI, levando o time à final da Copa do Brasil, onde, infelizmente, ficou com o vice-campeonato após perder para o Flamengo. Foram três temporadas e 111 partidas oficiais, com 46 vitórias, 35 empates e 30 derrotas, conquistando um aproveitamento de 52%.

O retorno de Renato ao clube foi breve, com apenas 14 jogos na fase final de 2008, ano em que o Vasco viu seu primeiro rebaixamento. Vamos relembrar suas passagens:

Coutinho treinou com Pedrinho no Vasco; Renato Gaúcho era o técnico — Foto: Arquivo / CRVGCoutinho treinou com Pedrinho no Vasco; Renato Gaúcho era o técnico — Foto: Arquivo / CRVG

Primeira passagem duradoura e vice da Copa do Brasil

Renato deu seus primeiros passos como treinador do Vasco em julho de 2005, ao assumir o lugar de Dário Lourenço, que havia sido demitido. Em seu ano de estreia, o técnico teve uma campanha tranquila no Campeonato Brasileiro, terminando na 12ª posição com 56 pontos, em 31 jogos, sendo 13 vitórias, oito empates e dez derrotas.

Em 2006, sua passagem teve seu auge, pois a equipe terminou em 6º lugar, a apenas um ponto do Paraná, o primeiro clube na zona de classificação para a Libertadores. Na Copa do Brasil, ele levou o time ao vice-campeonato, onde, novamente, enfrentou o Flamengo na final.

vasco renato gaúcho vergara 2005 — Foto: GloboEsporte.comvasco renato gaúcho vergara 2005 — Foto: GloboEsporte.com

A trajetória de Renato no Vasco chegou ao fim em abril de 2007, quando não conseguiu suportar a pressão após a eliminação na Copa do Brasil contra o Gama e na semifinal do Campeonato Carioca para o Botafogo, resultando em sua demissão.

Retorno e rebaixamento, além do surgimento de Coutinho e Alex Teixeira

Renato retornou a São Januário em setembro de 2008, chamado pelo então presidente Roberto Dinamite, com a missão de evitar o rebaixamento do Vasco. Ele assumiu o clube na zona de rebaixamento, em 17º lugar, e estreou na competição com uma derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, na 26ª rodada.

No entanto, a queda não pôde ser evitada e foi selada na última rodada, com a derrota para o Vitória, em São Januário, no dia 7 de dezembro daquele ano. Ao todo, Renato comandou a equipe em 13 jogos, com quatro vitórias, dois empates e sete derrotas, somando um aproveitamento de 36%.

Renato Gaúcho em sua passagem pelo Vasco, em 2008 — Foto: Agência/VIPCOMMRenato Gaúcho em sua passagem pelo Vasco, em 2008 — Foto: Agência/VIPCOMM

A segunda passagem de Renato também foi marcada pelos primeiros passos de Philippe Coutinho e Alex Teixeira no profissional — ambos, jovens vindos da base e agora veteranos do elenco atual. Coutinho só fez sua estreia pelo clube em 2009, mas já participou de alguns treinos com Renato na equipe profissional, enquanto Alex Teixeira teve papel fundamental durante toda a temporada de 2008.
Fonte: ge


Receba notícias do Vasco

Cadastre seu e-mail para receber os principais destaques do Vasco.