Em meio a um encontro com investidores estrangeiros e representantes do governo saudita, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), rompeu o protocolo nesta quarta-feira ao fazer um pedido bem-humorado de ajuda ao seu time do coração, o Vasco da Gama. Paes declarou aos presentes que qualquer aporte financeiro no clube seria bem-recebido, dada a atual situação “bastante delicada” pela qual o time atravessa.
A intervenção de Paes ocorreu durante a abertura do FII Priority Summit, evento promovido pelo Instituto Iniciativa de Investimento no Futuro. O instituto, sem fins lucrativos e financiado pelo Fundo de Investimento Público (FIP) da Arábia Saudita, teve sua primeira edição realizada no Rio de Janeiro, no luxuoso hotel Copacabana Palace.
Em seu pronunciamento, o prefeito carioca destacou potenciais oportunidades de investimento na cidade, mencionando setores como a “icônica economia do Carnaval, do futebol e da celebração da vida”. Em determinado momento, Paes fez o divertido apelo em prol do Vasco.
— É evidente que alguns investidores, nossos convidados, podem não compreender, mas caso alguém tenha interesse em investir no Vasco da Gama, eu e o presidente Lula ficaríamos muito gratos. A situação atual é bastante crítica – frisou Paes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presente no evento e espectador atento do pronunciamento do prefeito, reagiu com um sorriso. Lula, torcedor do Corinthians, já demonstrou simpatia pelo Vasco em diversas ocasiões no Rio de Janeiro.
Quem também se divertiu com a mensagem de Paes foi o gestor do Fundo de Investimento Público saudita, Yasir Al-Rumayyan, que estava ao lado de Lula. Rumayyan, à frente de variadas empresas sauditas, incluindo a petrolífera Aramco, e atual presidente do clube inglês Newcastle, reagiu positivamente à solicitação.
Durante seu discurso, pouco após a fala de Paes, Rumayyan mencionou que cerca de 20% dos recursos do Fundo de Investimento Público saudita são destinados a projetos no exterior, como no Brasil. De acordo com as estimativas de Rumayyan, esse montante totaliza em torno de US$ 200 bilhões.
O fundo saudita adquiriu a maioria das ações do Newcastle em 2021. Ao mencionar o foco do fundo em investimentos na área de entretenimento e esportes, Rumayyan ressaltou que o Brasil era “o melhor lugar para discutir futebol”. O ex-ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que atuava como mediador na palestra de Rumayyan, juntou-se ao coro em apoio ao Vasco.
— Também faço parte da torcida do Vasco, assim como o prefeito Eduardo Paes – brincou Barbosa.
O FII Priority Summit, com o lema “investir em dignidade”, discute iniciativas como inclusão social, transição energética e sustentabilidade.
Fonte: Agência O Globo