Os turcos já estavam monitorando Freitas quando ele jogava no Juventude, onde atuou no ano passado durante o Brasileirão. O fato de o defensor já ter experiência na Europa (pelo Real Valladolid, da Espanha) e seu potencial fizeram o interesse do Fenerbahçe crescer.
Freitas tem se destacado no Vasco nesta temporada. Inicialmente contratado apenas para compor o elenco, ele chegou com menos expectativa do que Mauricio Lemos e Lucas Oliveira, mas se firmou como titular no Carioca e apresentou boas atuações em 2025. Com Lemos fora novamente, o zagueiro tem sido titular nas últimas partidas, demonstrando segurança na defesa.
Lucas Freitas, do Vasco, contra o Flamengo — Foto: Matheus Lima/Vasco
O defensor tem sido bem avaliado pela comissão técnica e pela diretoria do Vasco. Ele é visto como uma das promissoras apostas do clube para a temporada, especialmente por ter sido contratado sem custos, vindo do Palmeiras, e por sua crescente importância na equipe titular. Sua cláusula de rescisão para equipes do exterior é de 60 milhões de euros (quase R$ 400 milhões).
Além disso, Lucas Freitas pode ser usado, em caso de necessidade, na lateral esquerda, já que é o único zagueiro canhoto do elenco. Sua saída de jogo e velocidade foram aspectos elogiados por Carille na última coletiva.
O Vasco conta com quatro zagueiros no elenco principal: além de Freitas, também estão disponíveis João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Oliveira. Souza também pode atuar na posição, enquanto Lyncon e Luiz Gustavo, da base, treinam com a equipe principal de forma ocasional. Capasso treina separadamente e não integra os planos do clube.
Fonte: ge